Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_YuriMenezesLinhares.pdf709,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do programa nacional de alimentação escolar em Planaltina/GO : um estudo de caso na escola Zaida Boaventura
Autor(es): Linhares, Yuri Menezes
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Aprendizagem
Segurança alimentar
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 24-Jul-2014
Referência: LINHARES, Yuri Menezes. Análise do programa nacional de alimentação escolar em Planaltina/GO: um estudo de caso na escola Zaida Boaventura. 2014. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca estudar o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um colégio do município de Planaltina/GO, sob o foco da importância da alimentação escolar para o aprendizado dos estudantes O fornecimento de refeição aos estudantes, torna-se tão fundamental quanto o ensino dos conhecimentos pedagógicos, já que interfere diretamente na capacidade raciocínio e desenvolvimento de sua coordenação motora, como também formar bons hábitos alimentares e trazer segurança alimentar e nutricional aos contemplados. Os estudos que apontam os fatores beneficentes da alimentação escolar mostram que as habilidades podem ser desenvolvidas, a formação de bons hábitos alimentares, a capacidade física, a memória e o fluxo de energia no cérebro. No Brasil, a importância da alimentação surge em 1930,com a iniciativa de particulares. Em 1950, o Governo Federal institui a Campanha Nacional de Merenda Escolar , de forma a tornar o programa acessível a todo o território brasileiro Em 1994,e depois atualizada em 2009 é instituída uma lei que descentraliza o PNAE , para que os estados e municípios possam ter liberdade em suas compras institucionais, elaborar cardápios mais condizentes com a realidade regional , contar com a participação dos atores que administram o programa de forma local para o direcionamento das verbas. Como objetivo geral analisar se os recursos disponibilizados à escola são suficientes para satisfazer o estudante de acordo com sua necessidade nutricional. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas aos responsáveis locais que: elaboram os cardápios, direcionam os recursos, que podem comparar o programa em âmbito municipal. Foi percebido durante as entrevistas, que apesar dos recursos financeiros serem insuficientes para comprar os alimentos em sua totalidade, o cardápio escolar deixa as crianças satisfeitas e atende sua necessidade nutricional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons