Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EricksonBrennerRosaMatos.pdf988,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de investimentos de expansão da produção de queijo de ovelha : um estudo de caso do Sítio Atalaia
Autor(es): Matos, Erickson Brenner Rosa
Orientador(es): Santana, William
Assunto: Plano de negócios
Agronegócios
Investimentos - análise
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Jul-2014
Referência: MATOS, Erickson Brenner Rosa. Análise de investimentos de expansão da produção de queijo de ovelha: um estudo de caso do Sítio Atalaia. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho consiste na análise dos indicadores financeiros da produção de queijo e iogurte de leite de ovelha do Sítio Atalaia, visto que o proprietário pretende aumentar a produção futuramente. Foi feito um acompanhamento do empreendimento durante um período para coleta de dados e informações que possibilitassem esta análise, como produção diária, custos, insumos, venda mensal, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo conscientizar o investidor que para iniciar qualquer empreendimento o investidor deverá realizar um plano de negócios, planejado e bem estruturado para poder visualizar os benefícios percebidos futuramente e os riscos do projeto. O SEBRAE (2008) mostra que as principais causas de fracasso das empresas brasileiras estão relacionadas ao despreparo do empreendedor. De modo geral, comenta-se que os fatores que levam ao fracasso dos negócios são erros gerenciais e/ou de planejamento. A sustentabilidade do negócio depende de um planejamento eficiente e da análise da viabilidade antes de dar início ao empreendimento. Pode-se observar também no caso das agroindústrias familiares que esse fato ocorre com mais frequência, devido fatores sociais, culturais ou por simples inadimplência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons