Resumo: | O objetivo da pesquisa é compreender melhor a relação dos alunos e professores de música com os novos aparelhos digitais, tais como tablets e smartphones, explorando a interação com conteúdos musicais e tendo como foco a educação musical. Esse projeto se faz necessário pelo fato dessas novas tecnologias estarem presentes no cotidiano dos jovens, sendo fundamental explorar suas capacidades, sistematizando esse processo, de forma a auxiliar professores e alunos. O trabalho aborda o assunto de forma elucidativa e tenta conduzir o leitor ao mundo das tecnologias móveis, a fim de esclarecer e apontar direções para as quais o usuário, seja ele aluno ou professor, possa seguir. O trabalho aborda os temas: “falta de sistematização e teorização do uso de dispositivos como smartphones e tablets nas práticas musicais e na educação musical”, “possibilidades de implantação desses dispositivos na educação musical” e “viabilidade do seu uso nas escolas”. São apresentadas uma entrevista com o professor criador de uma orquestra de iPads, além de avaliações de dois importantes aplicativos. Após esse estudo, alguns pontos puderam ser esclarecidos, como por exemplo, em quais situações esses recursos devem ser utilizados, ou como implementar tais ferramentas nas aulas de música. A pesquisa pode concluir que esses aparelhos podem ser ferramentas importantes na educação musical, porém não devem ser usadas isoladamente, tampouco substituir aulas regulares de música. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this work is to better understand the relationship between the students and music teachers and the new digital devices such as tablets and smartphones, trying to understand the interaction with music content and focusing on music education. This project is necessary because these new technologies are present in the daily lives of young people, and it’s important to explore their capabilities, systematizing its process, in order to assist teachers and students. This paper addresses the issue in an explanatory way and tries to lead the reader to the world of mobile technologies in order to clarify and point out directions for which the user, whether student or teacher, can follow. This paper addresses the topics "lack of systematization and theorization of the use of devices like smartphones and tablets in the musical practices and musical education", "possibilities of deploying these devices in music education" and "feasibility of its use in schools." An interview with a music teacher, creator of an iPad orchestra is presented, along with reviews of two important applications. After this study, some points could be clarified, for example, situations in which these resources could be used, or how to implement such tools in music classes. The research may conclude that these devices can be important tools in music education, but should not be used alone, either replace regular music lessons. |