Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarinalvaCoelhoDuraes.pdf788,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das ferramentas de gestão para propriedades rurais convencionais e agroecológicas : um estudo de caso do assentamento Pequeno Willian
Autor(es): Durães, Marinalva Coelho
Orientador(es): Nascimento, Fernanda Regina
Assunto: Administração rural
Planejamento empresarial
Assentamentos rurais
Agronegócios
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Jul-2014
Referência: DURÃES, Marinalva Coelho. A importância das ferramentas de gestão para propriedades rurais convencionais e agroecológicas: um estudo de caso do assentamento Pequeno Willian. 2014. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A abordagem deste estudo compreende a avaliação da importância das ferramentas de gestão, que abrange o planejamento no curto, médio e longo prazo para desenvolvimento de uma propriedade rural. O Estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, aplicada através de um estudo de caso no Assentamento Pequeno Willian, localizado em Planaltina Distrito Federal. O assentamento foi criado em 2010, possui uma área de 134 ha divididas em 22 parcelas de 5,6 ha. A metodologia de construção do referencial teórico foi definida por meio de pesquisas bibliográficas voltadas ao tema, análise documental e aplicação de cinco questionários a 5 famílias do assentamento do total de 22 famílias. O resultado dessa pesquisa possibilitou avaliar as principais ferramentas de gestão utilizadas pelos produtores no curto prazo em suas propriedades. Dessa forma conclui-se que a gestão das atividades realizadas ainda é feita de maneira tradicional e empírica pela maioria dos produtores entrevistados, seja em função de questões culturais, nível de escolaridade, ou outros fatores. De acordo com as observações, a gestão da propriedade é baseada na prática não formalizada de ferramentas administrativas como o planejamento, controle da produção e de comercialização, dificultando dessa maneira o controle gerencial de cada atividade produtiva. Nesse contexto o planejamento é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e gerenciamento eficiente da propriedade, pois ele auxilia na tomada de decisão segura e correta, possibilita conhecer os valores da propriedade e analisar o ambiente que ela está inserida.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons