Resumo: | Este trabalho faz uma análise sobre as formas de representação da realidade
realizadas pelo cinema e pelos museus, isto é, como ambas as narrativas fílmica e
expográfica podem ser construídas para mediação do mundo. Procurou-se investigar
de que forma a linguagem do cinema foi aos poucos sendo compreendida e absorvida
pelo observador ao longo do tempo, bem como a transformação dos museus e seus
mecanismos expográficos que são cada vez mais adaptados para comunicação e
atração do olhar. Enfatize-se que se trata de visualidades que se apresentam por
meios diferentes, isto é, a imagem reproduzida em movimento no cinema e a imagem
dos objetos percebida nos museus; há pontos de convergência como a comunicação,
a atenção do olhar do observador e a construção, enquanto possibilidade, de um
discurso e uma nova realidade. Para tanto, considerou-se como ponto de partida as
questões sobre museus, museologia, memória, história e patrimônio que são
apontadas no filme Hiroshima Mon Amour. Buscou-se então, a partir daí, dialogar com
teóricos de cada área a fim de se compreender a força, importância e recorrência da
representação para o sentido, comunicação e linguagem humana.
_____________________________________________________________________ ABSTRACT This paper makes an analysis of the forms of representation of reality taken by the film and by museums, this is, as both filmic and expographic narratives can be constructed to mediate the world. We sought to investigate how the language of film was gradually being understood and absorbed by the observer over time as well as the transformation of museums and their expographic mechanisms that are increasingly tailored for communication and attraction look. Emphasize that it comes to that present images by different means, in other words, the playback on the move in the cinema and the image of the objects perceived in museums; there are points of convergence as communication, the gaze of the observer and the construction while the possibility of a discourse and a new reality. For both, it was considered as a starting point the issues of museums, museology, memory, history and heritage that are pointed in the movie Hiroshima Mon Amour. Then we sought thereafter, dialogue with theorists of each area in order to understand the strength, importance and recurrence of representation for direction, communication and human language. |