Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_JulianaSoares.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatos de uma experiência de comunicação comunitária : como a comunicação comunitária influencia na constituição discursiva da identidade dos e das jovens do Varjão participantes da oficina de rádio
Autor(es): Mendes, Juliana Soares
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Comunicação comunitária
Comunicação de massa - aspectos sociais
Mobilização social
Data de apresentação: 2006
Data de publicação: 2-Fev-2010
Referência: MENDES, Juliana Soares. Relatos de uma experiência de comunicação comunitária: como a comunicação comunitária influencia na constituição discursiva da identidade dos e das jovens do Varjão participantes da oficina de rádio. 2006. 224 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A pesquisa investiga as influências da comunicação comunitária na constituição discursiva da identidade dos jovens moradores do Varjão que participaram da oficina de rádio proposta pelos estudantes da UnB na disciplina optativa Comunicação Comunitária. O objetivo do estudo foi identificar as formas de socialização e os conflitos gerados pela oficina. Combinando a metodologia da pesquisa participante e da etnografia, foram realizadas entrevistas em profundidade com oito estudantes da UnB e dez moradores do Varjão que participaram das atividades da oficina de rádio. Os professores voluntários que ministraram a disciplina Comunicação Comunitária na época de análise da oficina, Prof. Fernando Paulino e Profª Elizena Rossy, responderam questionários sobre a oficina e sua relação com a disciplina. Por meio da investigação, identificou-se que a oficina de rádio produziu capital social a partir da relação entre os estudantes da UnB e os moradores do Varjão. Isto é, a experiência da oficina de rádio estimulou a formação de laços afetivos entre estudantes da UnB e moradores do Varjão, a desconstrução de preconceitos, o relacionamento baseado na horizontalidade, a participação na oficina e em outros espaços, e os sentimentos de pertencimento e liberdade dos estudantes da UnB na comunidade do Varjão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.TCC.793
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons