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Título: Teoria neoclássica versus teoria da perspectiva e estudantes de ciências econômicas da UnB : somos mesmo racionais?
Autor(es): Rezende, Humberto Bernal de
Orientador(es): Imbroisi, Denise
Assunto: Estudantes de economia - comportamento
Economia comportamental
Teoria da Perspectiva
Efeito dotação
Racionalidade econômica
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: REZENDE, Humberto Bernal de. Teoria neoclássica versus teoria da perspectiva e estudantes de ciências econômicas da UnB: somos mesmo racionais? 2014. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A teoria econômica tradicional muitas vezes é criticada por sua falta de realismo em relação ao comportamento dos agentes econômicos, o que impacta em seu poder de previsão. Economistas buscam em outras ramos da Ciência - como, por exemplo, na Psicologia - conceitos e ideias que complementem suas teorias. Assim surgiu a Economia Comportamental, um ramo da Economia que une descobertas da Psicologia para melhor descrever o comportamento dos agentes econômicos. Este trabalho compara a teoria da perspectiva – desenvolvida pela Economia Comportamental - e a teoria neoclássica de escolha sob incerteza por meio do efeito dotação para identificar qual delas descreve mais adequadamente o comportamento de estudantes de Economia. Ao comparar o comportamento de estudantes que estão no início do curso de graduação com estudantes que estão no final, investiga-se se o estudo de Ciências Econômicas causa mudança no comportamento dos estudantes no sentido de torná-los mais racionais, do ponto de vista econômico, agindo assim sem a influência do efeito dotação previamente detectado. Para analisar o comportamento dos estudantes, foram realizados dois experimentos - com estudantes da graduação de Ciências Econômicas da UnB de início e final de curso. Esta monografia contribui para o conjunto de evidências que demonstram a existência do efeito dotação. O efeito dotação foi verificado tanto para estudantes de início de curso como para estudantes de final de maneira significativa, não demonstrando contribuição significativa do curso de Ciências Econômicas para a modificação da racionalidade econômica dos estudantes analisados. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The traditional economic theory has been, many times, criticized for its lack of realism towards the behavior of the economic agent, which impacts in its power of prediction. Economists have searched in other disciplines - for example, in Psychology - concepts and ideas that complement their theory. Thus emerged Behavioral Economics, a branch of Economics that unites the discoveries of Psychology to better describe the behavior of economic agents. This work compares the prospect theory – developed by Behavioral Economics – to the neoclassical economic theory of choice under uncertainty through the endowment effect to identify which of them better describes the behavior of students of Economics. By comparing the behavior of students that are in the beginning of the course of Economics with the students that are in the end of the course, it investigates if the study of Economics causes a change in the behavior of the students to turn them more rational. To analyze the behavior of these students, two experiments have been conducted with students of graduation in Economics at UnB from the beginning and the end of the course. This monograph contributes to the set of evidences that demonstrates the existence of the endowment effect. The endowment effect has been verified both for students in the beginning of the course as for students in the final of the course in a significant way and therefore it is inferred from the results that the course of Economics did not contribute to change the economic rationality of the students of UnB that were analyzed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2014.
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