Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7900
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VictorOliveiraArcoverde.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização de insetos praga e inimigos naturais em sistema de produção orgânico de hortaliças no Distrito Federal
Autor(es): Arcoverde, Victor Oliveira
Orientador(es): Frizzas, Marina Regina
Assunto: Hortaliças
Pragas agrícolas - controle
Agricultura orgânica
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 22-Jul-2014
Referência: ARCOVERDE, Victor Oliveira. Caracterização de insetos praga e inimigos naturais em sistema de produção orgânico de hortaliças no Distrito Federal. 2013. ix, 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos sistemas mais diversificados em plantas, as populações de insetos fitófagos tendem a ser menores do que em sistemas homogêneos devido à maior abundância, diversidade e eficiência dos inimigos naturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da diversificação de plantas sobre os insetos praga e seus inimigos naturais (predadores e parasitoides) em sistema de produção orgânico de hortaliças em diferentes áreas agroecológicas, em propriedades rurais localizadas no Distrito Federal. A comunidade de insetos foi amostrada quinzenalmente, em quatro propriedades, no período de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013, com armadilhas tipo bandejas com água amarelas. Os insetos coletados foram separados em morfoespécies e separados de acordo com o hábito alimentar (herbívoros – sugador e mastigador, predador, parasitoide, polinizador e decompositor) e os padrões de riqueza e abundância comparados entre as diferentes áreas amostradas. Considerando todas as propriedades avaliadas foram coletados um total de 24.133 indivíduos, 417 espécies e 12 ordens. Os valores de riqueza e abundância se mostraram, de uma maneira geral, maiores nas áreas de cultivo principal, cultivo adjcente e pousio respectivamente. As áreas de mata e agrofloresta mostraram baixas abundâncias, mas riquezas elevadas em comparação às demais áreas. As maiores porcentagens de parasitoides foram encontradas nas áreas de mata e agrofloresta e, de predadores nas áreas de cultivo. As populações de pragas se mostraram maiores nas áreas de cultivo comparado às áreas de mata e agrofloresta. A diversidade de habitats aumenta a abundância e diversidade de insetos de diferentes grupos funcionais nos sistemas de produção de hortaliças.
Informações adicionais: Monografia (Graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Graduação em Agronomia, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons