Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdsonBarbosadeOliveira.pdf278,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo pedagógico da disciplina prática de conjunto do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Edson Barbosa de
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Coorientador(es): Coelho, Ráiden Santos
Assunto: Aprendizagem
Professores de música
Prática de conjunto
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Jul-2014
Referência: OLIVEIRA, Edson Barbosa de. O processo pedagógico da disciplina prática de conjunto do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília. 2014. 39 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A disciplina Prática de Conjunto é comumente ofertada em cursos de licenciatura em música. Entretanto há uma escassez de pesquisas no que tange aos seus processos de ensino aprendizagem. A presente pesquisa teve o objetivo de fazer uma análise do processo de ensino aprendizagem dessa disciplina a partir de entrevistas realizadas com alunos e professores que dela participam no curso de licenciatura em música da UnB. Todos entrevistados concordam quanto a importância dessa disciplina para a formação do professor de música. Portanto é sugerido um diálogo entre os professores, afim de que ocorra uma sistematização do processo de ensino que se dá em prática de conjunto, já que os professores que a lecionam têm ideias semelhantes acerca da maneira de organização, e da importância dela estar no currículo do curso de licenciatura em música. Assim a disciplina prática de conjunto contribuirá de maneira ainda mais positiva na formação dos futuros professores. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Minor Ensemble course is commonly offered in undergraduate courses in music. However there is a dearth of research regarding their teaching and learning processes. This study aims to make an analysis of the teaching-learning process of this discipline from interviews with students and teachers who participate in the course of her degree in music at UNB. All respondents agree on the importance of this discipline for the training of teachers of music. Therefore it is suggested a dialogue between teachers, so that a systematization of the teaching that occurs in practice the assembly process occurs, since teachers that teach have similar ideas about the way of organization, and the importance of it being in the curriculum the degree course in music. Thus the practice of discipline together contribute more positively in training future teachers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons