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dc.contributor.advisorPereira, Maria Luíza Pinho-
dc.contributor.authorMeneses, Afonso Irene de-
dc.identifier.citationMENESES, Afonso Irene de. A educação precisa continuar: a EJA como educação ao longo da vida. 2014. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractEste Projeto de Intervenção Local tem como objetivos oferecer uma intervenção sobre a disciplina de matemática aos alunos do segundo segmento da EJA do CEF 404 de Samambaia, bem como apresentar um marco teórico para que os principais parceiros do projeto, os professores, possam fazer intervenção válida sobre a EJA. A intervenção aqui proposta sobre a disciplina de matemática procura aproximar a escola dos ideais da educação ao longo da vida, como pactuado pelo Brasil na VI CONFINTEA, e assim possa contribuir para a solução de problemas sociais que afetam a cidade de Samambaia, principalmente a falta de interesse de boa parte dos jovens e adultos da escola pela educação. Por considerar que a EJA é uma modalidade de educação que precisa passar por mudanças para que se aproxime dos ideais da educação ao longo da vida, buscou-se nas normas que instituem a educação brasileira a base legal para a modalidade, desde o direito à educação de qualidade preceituada pela DUDH, até o a Resolução CNE/CEB 3/2010, que dá suporte à Resolução nº 1/2012 do CEDF, que estabelece a carga horária para os cursos oferecidos no Distrito Federa. Considera-se a carga horária oferecida à EJA insuficiente para que jovens e adultos trabalhadores possam se preparar intelectualmente de modo a superarem a pobreza, e principalmente para preparar os educandos que ainda não estão trabalhando e precisam, não somente arranjar um emprego, mas também continuar estudando; precisam acreditar que a educação é o único meio lícito de ascensão social que deveria estar ao alcance deles. Ao longo de todo o trabalho faz-se referência a documentos que apontam para a educação de qualidade como direito de todas as pessoas e procura-se não somente identificar as contradição entre o que é preceituado nos documentos e o que é ofertado a jovens e adultos brasileiros. Analisa-se, particularmente a situação da EJA no Distrito Federal, em um momento em que a SEEDF mobiliza esforços para realizar mudanças, principalmente adotando uma nova concepção de currículo que possa atender às demandas sociais presentes na unidade da Federação. A análise crítica às mudanças propostas na educação básica do Distrito Federa teve como base o Projeto Político-Pedagógico Professor Carlos Mota, que ao mesmo tempo em que conceitua a EJA como Educação ao Longo da Vida traça objetivos claros para que a modalidade atinja o nível de educação de adultos preceituada pela VI CONFITEA. Como os problemas decorrentes da falta de pré-requisitos na disciplina de matemática trazem implicações negativas também em Física, Química, Estatística, Biologia e sobre as ciências sociais, a intervenção proposta na disciplina de matemática visa aproximar os educandos da EJA do mundo do trabalho, oferecendo a eles a oportunidade de trabalharem com operações presente no dia a dia das pessoas, como: cálculo de orçamentos, cálculo de notas fiscais, cálculo de pedidos com o uso de uma estrutura de planilha, construída em sala de aula, que visa, sobretudo, aproximar os estudantes do segundo segmento da EJA do CEF 404 de Samambaia de um destino mais arrojado que só pode ser alcançado por meio de uma educação de qualidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordDireito à educaçãoen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.titleA educação precisa continuar : a EJA como educação ao longo da vidaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-19T01:10:18Z-
dc.date.available2014-07-19T01:10:18Z-
dc.date.issued2014-07-19T01:10:18Z-
dc.date.submitted2014-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7884-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1This Local Intervention Project aims to deliver an intervention on the discipline of mathematics for students of the second segment of the EJA of the CEF 404 de Samambaia, as well as present a theoretical framework to which the main partners of the project, teachers, can make valid intervention about the EJA. The intervention proposed here about the discipline of mathematics seeks to close the school of the ideal of lifelong education, as agreed by Brazil on CONFINTEA VI, and so can contribute to the solution of social problems that affect the city of Samambaia, mainly the lack of interest of most young people and adults for the school and for the education. Considering that the EJA is a form of education that needs to go through changes to approach the ideal of lifelong education, sought standards establishing the Brazilian education the legal basis for the mode, since the right to quality education defined by the UDHR, until the resolution CNE/CEB 3/2010, which supports resolution No. 1/2012 the CEDF the workload for the courses offered in the Distrito Federal. It is considered the load time offered to the EJA insufficient so that young and adults can be prepare intellectually in order to overcome poverty, and especially to prepare learners who are not yet working and need, not only to get a job, but also continue studying; need to believe that education is the only lawful means of social ascent that should be within reach of them. Throughout the work, reference is made to documents that point to quality education as a right of all people and seeks to not only identify the contradiction between what is established in the documents and what is offered to young people and adults. Analyses, particularly the situation of adult and youth education in the Distrito Federal, at a time when the SEEDF mobilizes efforts to make changes, mainly by adopting a new curriculum design that can meet the social demands in the unity of the Federation. The critical analysis of the proposed changes in the basic education of the Distrito Federal was based on the Projeto Político-Pedagógico Professor Carlos Mota, which at the same time that conceptualizes de EJA as a lifelong education puts clear objectives for that mode reaches the level of adult education defined by CONFINTEA VI. As the problems arising from the lack of preconditions in the discipline of mathematics bring negative implications also in physics, chemistry, statistics, biology and the social sciences, the proposed intervention in the discipline of Mathematics aims to bring students of adult and youth education in the world of work, offering them the opportunity to work with operations present in everyday life of people, such as: calculating budgets, invoice calculation, calculation of orders with the use of a spreadsheet structure, built in the classroom, which aims above all to approach the students of the second segment of the EJA of the CEF 404 de Samambaia, a bolder target that can only be achieved by means of a quality education.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Matemática-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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