Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RafaelErthalCorreaDeSa.pdf133,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões acerca do Programa Bolsa Família : panorama histórico e novas possibilidades para a erradicação da pobreza
Autor(es): Sá, Rafael Erthal Corrêa de
Orientador(es): Gubert, Muriel Bauermann
Assunto: Pobreza
Programa Bolsa Família
Renda - distribuição
Microcrédito
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 15-Jul-2014
Referência: SÁ, Rafael Erthal Corrêa de. Reflexões acerca do Programa Bolsa Família: panorama histórico e novas possibilidades para a erradicação da pobreza. [2014]. [33] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Independentemente da definição escolhida, a pobreza é, invariavelmente, uma realidade que debilita o indivíduo. Ela retira a liberdade do ser humano em escolher o que fazer e ser. Atualmente, novas abordagens de caracterização da pobreza priorizam aspectos fundamentais que eram preteridos anteriormente. A renda como único critério para definição da pobreza está progressivamente sendo abandonado. O Brasil apresenta uma pobreza crônica que começou a ser enfrentada em meados do século passado com o advento de programas de transferência de renda. Na década de 90 do século passado, esses programas se desenvolveram e foram aperfeiçoados. O Programa Bolsa Família, criado em 2003, é o mais amplo programa de transferência condicionada de renda existente no país, alcançando cerca de 50 milhões de famílias, quase um quarto da população brasileira. Com o esgotamento desse programa, novas estratégias devem ser pensadas, levando-se em conta a complexidade que envolve a situação de pobreza. O microcrédito, que teve relativo sucesso em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, apresenta-se como uma opção interessante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Nutrição, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons