Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TatianaTravassosBezerra.pdf371,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conexões de Saberes : um estudo de caso sobre os limites e possibilidades de uma política social afirmativa
Autor(es): Bezerra, Tatiana Travassos
Orientador(es): Souza, Perci Coelho de
Assunto: Programas de ação afirmativa
Política social
Ensino superior
Direitos humanos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: Jul-2008
Data de publicação: 27-Nov-2009
Referência: BEZERRA, Tatiana Travassos. Conexões de Saberes: um estudo de caso sobre os limites e possibilidades de uma política social afirmativa. 2008. 81 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso teve por objetivo verificar quais são os limites e possibilidades de se configurar, no contexto brasileiro, uma ação afirmativa com status de política social de Estado. A pesquisa consistiu em um estudo de caso do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, no Campus da UnB na Asa Norte, fazendo uso de metodologia quantitativa e qualitativa para levantamento e análise dos dados. O trabalho de campo foi realizado a partir da análise de questionários, contendo questões abertas, semi-abertas e fechadas de múltipla escolha, aplicados junto aos Bolsistas do programa. Os resultados encontrados evidenciam que a autonomia da universidade e o princípio da universalidade na Educação de nível superior não se apresentam como limites, assim como a função social da instituição e a consciência dos Bolsistas sobre a Educação de nível superior como direito social, gratuito e universal como dever do Estado, se mostra como possibilidades de o programa se firmar como uma política social afirmativa de Estado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.780
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.