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Título: Oficina sociodigital na promoção da autonomia e da legitimação social no Programa Mulheres Mil campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Pereira, Mônica Luciana da Silva
Oliveira, Rodrigo Rodrigues de
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Proeja Fic : Informática
Assunto: Inclusão digital
Mulheres - condições sociais
Inclusão social
Data de apresentação: 12-Abr-2014
Data de publicação: 11-Jul-2014
Referência: PEREIRA, Mônica Luciana da Silva; OLIVEIRA, Rodrigo Rodrigues de. Oficina sociodigital na promoção da autonomia e da legitimação social no Programa Mulheres Mil campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília. 2014. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto objetiva possibilitar as alunas, em situação de vulnerabilidade social, do programa mulheres mil ofertado pelo Instituto Federal de Brasília no Campus Taguatinga Centro o acesso e a participação em um mundo no qual a informação se realiza, predominantemente, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. Será realizada uma oficina de agosto/2014 a novembro/2014 dividida em quatro eixos: acolhimento, interação, autoria e encerramento. A metodologia se baseia em um percurso que prima pelo diálogo e pela reflexão sobre a influência da tecnologia na sociedade contemporânea contribuindo assim para um olhar atento e crítico por parte das educandas. Para lançar luz à discussão das novas tecnologias de informação e comunicação, autonomia, inclusão social, exclusão digital e ciberespaço iremos nos valer das contribuições de autores como Freire (1993); Levy (1997); Lemos e Costa (2007); Moreira (2006); Rêses (2013); Silva e Lima (2005) e Warschauer (2006). Pretendemos, a partir deste projeto possibilitar avanços sociais ás classes mais baixar através do acesso as tecnologias de informação e comunicação, oportunizar a autonomia das envolvidas na criação de alternativas para as atividades do cotidiano e por fim buscar a construção e o exercício da cidadania com a diminuição da exclusão social através da inclusão digital.
Abstract: This project was intentionally made to provide the access and contribution of the vulnerable female students into the World Wide Web where the fresh information comes through new technologies and networks. The students that will participate of this project are going to be the ones who is subscribed in the Brazilian program Mulheres Mil (Women 1000) offered by Instituto Federal de Brasília located at Taguatinga Centro. There will be a workshop from August/2014 to November/2014 that will be divided in three steps: ice break welcome, interaction, paternity and closure. The methodology is based on a way that dialog and observation are important tools to check the technology influences in a modern society what pitches awareness and a critic perception in by this project learners. Authors like Freire (1993), Levy (1197), Lemos e Costa (2007), Moreira (2006), Rêses (2013), Silva e Lima (2005) and Warschauer (2006) are going to be taken to start out this discussion about informatics technologies, autonomy, social inclusion, digital exclusion and cyberspace. With this project we intend to enable new possibilities as social advances to lower end of the socio-economic hierarchy in Brasília trough the technology access which is going to give more opportunities and paternity to those that are wrapped into the program Women 1000 and as a result give them new tools for daily activities, also to reach the citizen practice and to decrease the social exclusion via digital inclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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