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Título: Um novo olhar : inovação metodológica em EJAT no Centro Educacional Myriam Ervilha - CEDME - Recanto das Emas-DF
Autor(es): Silva, Ana Zélia Vieira da
Luiz, Flávia Aparecida de Souza
Santos, Giuliano Rodrigues
Fontana, Jane Fátima Fonteneles
Pires, Marcos Alves
Silva, Neide Leite
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Inovação pedagógica
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Planejamento educacional
Prática de ensino
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 11-Jul-2014
Referência: SILVA, Ana Zélia Vieira et al. Um novo olhar: inovação metodológica em EJAT no Centro Educacional Myriam Ervilha - CEDME - Recanto das Emas-DF. 2014. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este projeto de intervenção local foi elaborado para ser desenvolvido com as turmas de 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores do Centro Educacional Myriam Ervilha, tendo como objetivo de contribuir com a revisão do Projeto Político-Pedagógico da escola, com a reflexão sobre o perfil do educador atuante na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, com o registro da história da escola e com a reflexão sobre a produção do espaço geográfico de seu entorno. O projeto partiu da análise do perfil docente e discente para propor atividades a serem realizadas inicialmente pelos professores de Geografia, Matemática, Filosofia e Língua Portuguesa, com a possibilidade de ampliar sua aplicabilidade aos demais componentes curriculares. Pretende-se com este trabalho provocar a reflexão sobre a necessidade de se repensar e mudar a atuação pedagógica nessa modalidade, começando com a mudança do olhar. É necessário um olhar diferenciado do grupo docente para com os estudantes trabalhadores, a fim de que a experiência escolar seja uma preparação dessas pessoas para que sejam agentes de transformação social. Para isso, a metodologia de trabalho deve ser adequada a esse público a fim de que promova aprendizagem significativa, libertadora, voltada para a construção da autonomia e da emancipação dos estudantes. Conseguindo o educador desenvolver tal processo, embasado no diálogo e não na imposição de ideias, sanará outros pontos pertinentes aos estudantes dessa modalidade de ensino, como a baixa autoestima e a evasão, uma vez que o(a) aluno(a) trabalhador(a) se perceberá como sujeito de sua história, que pode se organizar em grupos para buscar melhorias e satisfação de suas reais necessidades.
Abstract: This local intervention project was designed to be developed with the classes of 3rd degree of Youth and Adult Workers Education of Myriam Ervilha Educational Center, with the goal of contributing to the revision of Pedagogical Political School Project, with reflection on the profile of the active Youth and Adult Educational Workforce, with the record of the school history and the reflection on the production of geographical space of its surroundings. The project started from the analysis of teaching and student profile and the proposed activities to be carried out initially by teachers of Geography, Mathematics, Philosophy and Portuguese, with the possibility of extending its applicability to other curriculum components. The aim of this work to provoke reflection about the need to rethink and change pedagogical performance in this educational category, starting with the change of the way we look at it. A different look with the educational group for student workers is necessary in order that the school experience is a preparation of these people to be agents of social transformation. For this, the methodology must be appropriate for this audience to which to promote significant, liberating learning, focused on the construction of autonomy and emancipation of students. Driving the educator to develop such a process, based on dialogue rather than imposing ideas, will heal other relevant points to students this type of education, such as low self-esteem and avoidance, because the worker student will notice himself as the subject of his story, which can be organized into groups to seek improvements and satisfy their real needs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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