Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7796
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvonetedaSilvaOliveira_MarciaReginaAlvesGondim_banner.pdf438,11 kBAdobe PDFver/abrir
2014_IvonetedaSilvaOliveira_MarciaReginaAlvesGondim.pdf515,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saberes da oralidade na formação do educador popular do Programa DF Alfabetizado
Autor(es): Oliveira, Ivonete da Silva
Gondim, Márcia Regina Alves
Orientador(es): Guimarães, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Proeja Técnico : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - formação
Educação permanente
Alfabetização
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 11-Jul-2014
Referência: OLIVEIRA, Ivonete da Silva; GONDIM, Márcia Regina Alves. Saberes da oralidade na formação do educador popular do Programa DF Alfabetizado. 2014. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local – PIL tem por objetivo promover a formação de educadores populares do Programa DF Alfabetizado. Fundamenta-se nos princípios libertadores de Paulo Freire, na concepção de letramentos e nas reflexões sobre língua materna de Bortoni-Ricardo. Objetiva diminuir os índices de analfabetismo no Distrito Federal. É um projeto que prevê uma formação continuada e permanente para que esta possa oferecer melhor qualificação aos alfabetizadores populares e consequentemente garantir o acesso às práticas letradas aos sujeitos da EJAT em parceria entre formadores da Escola de aperfeiçoamento de profissionais da Educação – EAPE, Coordenadoria de Jovens e Adultos - CEJAD, Coordenadorias Regionais de Ensino – CREs e Alfabetizadores e Coordenadores voluntários dos Movimentos Populares, por meio da observação participante e de reflexões acerca do processo de aprendizagem e do painel de releitura.
Résumé: L’óbjectif de ce projet d'intervention locale - PIL c’est promouvoir la formation des éducateurs populares - Programme d'alphabétisation du DF. Est basé sur les principes libérateurs de Paulo Freire, la conception de littératies et des réflexions sur la langue maternelle de Bortoni Ricardo. Il s’occupe de la reduction des índices d'analphabétisme dans le Distrito Federal. Il s'agit d'un projet qui prévoit une formation continue pour amelliorer les compétences d'alphabétisateurs populaires et ainsi assurer l'accès à des pratiques d'alphabétisation soumis à la l'éducation des jeunes, des adultes et des travailleurs âgés-EJAT, en partenariat entre l'École de l'amélioration de formateurs de professionnels d'éducation - EAPE, Coordonnatrice de la Jeunesse et Adultes - CEJAD, de Coordination Régionale d’Éducation - CRE et les coordonnateurs de l'alphabétisation et des bénévoles des mouvements populares, par observation participant, des réflexions sur le processus d'apprentissage et le panneau de lecture.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons