Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7795
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NaiaraAraujodaCostaVeloso_banner.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
2014_NaiaraAraujodaCostaVeloso.pdf165,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura do mundo por meio da literatura e da arte para os alunos da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Veloso, Naiara Araújo da Costa
Orientador(es): Tavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura - educação
Literatura - educação
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 11-Jul-2014
Referência: VELOSO, Naiara Araújo da Costa. Leitura do mundo por meio da literatura e da arte para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2014. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Trata-se de um projeto para observar as relações entre literatura e linguagem e as diversas manifestações de arte, refletindo, investigando, indagando, exercitando a discussão e a sensibilidade, argumentando e apreciando a Arte e a Literatura. O projeto tem como público-alvo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)do terceiro semestre do terceiro segmento. Por meio de um diagnóstico inicial, constatou-seque a leitura da literatura deve ser praticada de uma forma mais atraente e dialógica evitando o ensino somente da história dos movimentos literários, sem relação com as obras dos autores. A leitura da literatura como um trabalho mecânico de decifração da escrita e associada às práticas, em salas de aula, que limitam a criatividade do aluno sem trabalho com o poético não estimula a criatividade e a percepção de mundo. A proposta é que o aluno entre em contato com as diversas manifestações de arte, em especial a literatura, para que ele possa refletir sobre suas potencialidades, capacidades e habilidades, gerando competências linguísticas e literárias. O aluno desenvolverá sua criatividade e visão de mundo lendo as obras literárias Morte e Vida Severina e Vidas Secas, de João Cabral de Mello Neto e de Graciliano Ramos, respectivamente. Com a construção do cartaz e a apresentação do trabalho das obras literárias lidas, o aluno praticará a leitura da literatura e a produção de texto. Ao empregar a música, a pintura, a dança, a apresentação teatral, a escultura ou a arquitetura para releitura das obras, o aluno reconhecerá a importância do texto literário e suas possíveis funções.
Abstract: This is a project to observe the relations between literature and language and the various manifestations of art, reflecting, investigating, questioning, exercising the discussion, sensitivity, arguing and appreciating art and literature. The project is targeted to students of Youth and Adult Education (EJA) the third semester of the third segment. Through an initial diagnosis was found that reading literature should be practiced in a more dynamic and dialogic teaching avoiding only the history of literary movements unrelated to the works of the authors. The reading of literature as a mechanical work of deciphering handwriting and associated practices in classrooms that limit the creativity of the student without working with the poetic does not stimulate creativity and perception of the world. The proposal is that the student contact the various manifestations of art, especially literature, so it can reflect on their strengths, abilities and skills, creating linguistic and literary skills. The student will develop their creativity and vision of the world by reading literary works Morte e Vida Severina and Barren Lives, João Cabral de Mello Neto and Graciliano Ramos, respectively. With the construction of the poster and the presentation of the work of literary works read, students will practice reading the literature and text production. By employing music, painting, dance, theater performance, sculpture and architecture for rereading the works, the student will recognize the importance of the literary text and its possible functions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons