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Título: Educação de Jovens e Adultos : uma proposta de ensino de língua portuguesa com base em projetos de letramento
Autor(es): Machado, Veruska Ribeiro
Orientador(es): Tavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua portuguesa - estudo e ensino
Prática de ensino - língua portuguesa
Letramento
Data de apresentação: Mar-2014
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: MACHADO, Veruska Ribeiro. Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino de língua portuguesa com base em projetos de letramento. 2014. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este projeto de intervenção visa a propor uma alternativa pedagógica ao ensino de língua portuguesa para o curso de PROEJA Técnico em Edificações que possibilite a inclusão dos estudantes em práticas efetivas e relevantes de uso da língua. Faz-se uma reflexão sobre as práticas de ensino de língua portuguesa nas escolas, dando ênfase ao ensino desse componente curricular destinado ao público de jovens e adultos em processo de escolarização tardia. Como proposta pedagógica para as aulas de língua portuguesa sugerem-se os projetos de letramento. Considerando as características dos projetos de letramento, propõe-se, neste projeto de intervenção local, que o trabalho com a língua portuguesa no curso PROEJA Técnico em Edificações esteja assentado em práticas de leitura e escrita dos sujeitos da EJA que os possibilitem agir no mundo social. A adoção dessa alternativa pedagógica permite que se vá em direção a uma educação libertadora. Para a definição dos projetos de letramento, foi adotada a seguinte metodologia: realização de avaliação diagnóstica para reconhecer o perfil de letramento dos estudantes; levantamento das expectativas dos estudantes quanto à leitura, escrita e oralidade no curso técnico; definição de atividades de português integradas às áreas técnicas e, por fim, estruturação do projeto de letramento com base nessas etapas. A aplicação dessa proposta em um projeto piloto permitiu que: i) houvesse certa integração entre um componente de formação básica (português) e outros componentes de formação técnica; ii) fossem explorados nas aulas de português os quatro eixos: leitura, escrita, oralidade e análise linguística considerando o desenvolvimento das capacidades para os educandos atuarem em práticas discursivas da esfera profissional da construção civil; iii) estivesse articulado às aulas de português um projeto de emancipação, com o objetivo de formar trabalhadores para atuarem como cidadãos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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