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Título: Minha história, nossa história : ressignificando as identidades na EJA
Autor(es): Santos, Suhelem Brasil
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Identidades culturais
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Identidade social
Identidade cultural
Educação e diversidade
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 10-Jul-2014
Referência: SANTOS, Suhelem Brasil. Minha história, nossa história: ressignificando as identidades na EJA. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local se propõe a favorecer a ressignificação das identidades culturais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da desconstrução da autoimagem negativa e da identificação de histórias comuns como possibilidade de luta e de transformação social. As ações serão realizadas com os estudantes do 1º segmento da EJA da Escola Classe 66, localizada no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia – Distrito Federal. As concepções de identidade e de diversidade se fundamentam em Hall (2001; 2003) e Woodward (2013), segundo os quais, existem dentro de nós identidades contraditórias com diferentes direções e que estão sendo continuamente deslocadas, em razão da multiplicação dos sistemas de significação e representação cultural. São esses sistemas que dão sentido à nossa experiência e àquilo que somos. Recorremos ainda a Azevedo (2013), Bogo (2010), Grossi (s.d.), Haesbaert (1999), Moehlecke (2009), Souza e Pautz (s.d.) e Viana (2012). O Projeto tem como objetivo geral favorecer a ressignificação das identidades culturais dos estudantes da EJA; e como objetivos específicos identificar as identidades culturais dos estudantes, detectar situações de negação da identidade cultural, promover espaços de reflexão sobre a diversidade cultural, incentivar ações de valorização à identidade cultural dos estudantes e oportunizar momentos de manifestação de aspectos culturais identitários. As atividades serão realizadas a partir de oficinas, aqui entendidas como espaços vivenciais onde a pessoa pode exercitar sua sensibilidade e criatividade, possibilitando um entendimento ampliado de como ela vê e sente o mundo, abrindo oportunidades para a transformação das percepções (Corrêa, 2003). As oficinas se iniciaram em fevereiro de 2014 e tem previsão de encerramento para julho de 2014. Nas oficinas serão trabalhados os temas diversidade cultural, diversidade linguística, identidade cultural, de gênero, religiosa, territorial, étnico-racial, geracional e de classe, coadunando com o proposto pelo o Documento Base Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas (CONFINTEA), que pensa os sujeitos da EJA para, com e na diversidade. Acreditamos que dessa forma, a escola se mostra como uma possibilidade de tornar concreto um caminho de desenvolvimento e emancipação aos jovens e adultos.
Abstract: This Local Intervention Project aims to promote the redefinition of cultural identities of students of Youth and Adults (EJA), through the deconstruction of the negative self-image and the identification of common histories as the possibility of struggle and social transformation. The shares will be held with the students of the 1st segment of the EJA School Class 66, located in the Housing Sector Sunrise in Ceilândia – Distrito Federal. The concepts of identity and diversity are based on Hall (2001; 2003) and Woodward (2013), according to which, within us contradictory identities with different directions and being continuously displaced, because of the multiplication of systems of signification and cultural representation. It is these systems that give meaning to our experience and what we are. Even resorted to Azevedo (2013), Bogo (2010), Grossi (s.d.), Haesbaert (1999), Moehlecke (2009), Souza and Pautz (s.d.) and Viana (2012). The Project's overall objective is to promote the redefinition of cultural identities of students EJA; specific objectives and identify the cultural identities of students, detect situations of denial of cultural identity, promote opportunities for reflection on cultural diversity, encourage actions which enhance the cultural identity of students and create opportunities moments of expressions of cultural identity aspects. The activities will be carried out through workshops, here understood as experiential spaces where people can exercise their sensitivity and creativity, allowing an expanded understanding of how she sees and feels the world, opening up opportunities for the transformation of the (Corrêa, 2003). The workshops began in February 2014 and is scheduled to close in July 2014. During the workshops will be worked themes cultural diversity, linguistic diversity, cultural identity, gender, religious, territorial, ethnic-racial, generational and class consistent with that proposed by the National Database Document Preparation for the Sixth International Conference on Adult Education (CONFINTEA), who thinks the subjects of AYE for, with and in diversity . We believe that this way, the school is shown as a concrete possibility of making a path for development and empowerment to youth and adults.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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