Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/778
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TaisLeiteFlores.pdf490,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proteção social, saúde e trabalho : o auxílio-doença e a incapacidade laborativa devida à dependência do álcool
Autor(es): Flores, Taís Leite
Orientador(es): Boschetti, Ivanete
Assunto: Alcoolismo
Direitos humanos
Seguridade social
Trabalho
Trabalhador - saúde
Data de apresentação: Mar-2008
Data de publicação: 27-Nov-2009
Referência: FLORES, Taís Leite. Proteção social, saúde e trabalho: o auxílio-doença e a incapacidade laborativa devida à dependência do álcool. 2008. 93 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho analisa o benefício auxílio-doença como um mecanismo de proteção social no contexto de incapacidade laborativa devida à síndrome de dependência do álcool (SDA). A pesquisa situa o benefício na legislação previdenciária e o analisa a partir da concepção de Seguridade Social consagrada na Constituição de 1988. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com oito segurados do RGPS em tratamento no PAA/HUB. O estudo contrasta os aspectos legais à implementação do auxílio-doença no contexto do tratamento especializado em saúde. Objetivou-se caracterizar a qualidade do acesso ao direito previdenciário e a relação entre álcool e trabalho que fundamenta sua concessão. Os resultados mostram que prevalece uma ausência de articulação institucional entre o INSS, as instituições de trabalho e os serviços de saúde. Aponta desafios para a concretização do trabalho como um fator de proteção e ações de prevenção e promoção da saúde nos ambientes de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.03.TCC.778
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.