Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silveira, Marly de Jesus | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Alan Santos de | - |
dc.contributor.author | Santos, Edite de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Valéria Hallie de Almeida | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Alan Santos de; SANTOS, Edite de Oliveira; RIBEIRO, Valéria Hallie de Almeida. Culturas africanas, afrobrasileira e indígenas no processo educativo da Escola dos Meninos e Meninas do Parque. 2014. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. | en |
dc.description.abstract | A Escola dos Meninos e Meninas do Parque constitui uma Unidade Institucional da
Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal e atende um público em situação de vulnerabilidade social, desprovidas de família, moradia, trabalho e outros fatores. A maioria destes(as) alunos(as) são negros(as) e descendentes indígenas e geralmente desconhecem sua própria história enquanto sujeitos da exclusão social. Este Projeto de Intervenção Local propõe o desenvolvimento de diversas atividades que enfoquem estes problemas sociais e a construção de conhecimentos pertinentes aos valores africanos, afro-brasileiros e indígenas.
Para isto propomos a provocação de debates, a aplicação de oficinas, palestras e o desenvolvimento de aulas temáticas para professores (as), alunos (as), Coordenação e
Direção Escolar. Esperamos que este Projeto possa ser uma ferramenta de trabalho contínuo que contribua com a qualidade do ensino e a formação de cidadãos conscientes e com sentimento de pertencimento social. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | en |
dc.subject.keyword | Racismo | en |
dc.title | Culturas africanas, afrobrasileira e indígenas no processo educativo da Escola dos Meninos e Meninas do Parque | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T22:33:46Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T22:33:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09T22:33:46Z | - |
dc.date.submitted | 2014-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7774 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.description.abstract2 | La Escuela para Niños y Niñas Parque es una unidad institucional del Departamento de Educación del Distrito Federal Estado y sirve a una audiencia en la vulnerabilidad social, carente de la familia , la vivienda , el trabajo y otros factores. La mayoría de estos (las) alumnos
(as) y negro (as) y de ascendencia indígena y, en general conscientes de su propia historia como un tema de la exclusión social. Este Proyecto de Intervención Local propone el desarrollo de diversas actividades que se ocupan de estos problemas sociales y la construcción de conocimiento relevante para los valores africanos , africano - brasileños e indígenas. Proponemos discusiones provocativas, talleres de aplicación , conferencias y desarrollo de lecciones temáticas para los maestros (as), estudiantes ( la ) , de coordinación y de la Junta Escolar . Esperamos que este proyecto puede ser una herramienta de trabajo continuo que contribuye a la calidad de la educación y la formación de ciudadanos conscientes y sentimiento de pertenencia social. | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Educação étnico-racial | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Educação étnico-racial | - |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|