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Título: Desconstruir para construir : o ensino na EJA a favor da igualdade racial
Autor(es): Carneiro, José Elias
Gonçalves, Juliene Pereira
Orientador(es): Silveira, Marly de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Educação étnico-racial
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Igualdade social
Cultura afro-brasileira
Igualdade na educação
Discriminação racial
Data de apresentação: Abr-2014
Data de publicação: 9-Jul-2014
Referência: CARNEIRO, José Elias; GONÇALVES, Juliene Pereira. Desconstruir para construir: o ensino na EJA a favor da igualdade racial. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto de intervenção se destina aos alunos da Educação de Jovens e Adultos que frequentam duas escolas em Planaltina: CENTRO EDUCACIONAL DONA AMÉRICA GUIMARÃES e CENTRO EDUCACIONAL 01 DE PLANALTINA. Dois centros educacionais com alunos de perfis diversos nas quais as relações de poder e saber são sempre dispostos em favor ou desfavor de alguém. Durante a comemoração do Dia da Consciência Negra, em novembro de 2013, percebeu-se uma indiferença frente à temática com relação à cultura Afro-Brasileira por parte dos jovens da EJA que são atendidos no período noturno e do respectivo corpo docente. O que chama bastante atenção é que a maioria dos alunos que frequentam as aulas na modalidade EJA são negros ou pardos e já se queixaram de ter sofrido algum tipo de preconceito racial ou social. A urgente necessidade de uma educação antirracista implica na reformulação dos currículos escolares, visando a corrigir os estereótipos sobre as representações da Historia da África e a luta do povo negro. Para possibilitar também uma intervenção que garanta o respeito às diferenças e à diversidade, ao mesmo tempo em que se estabelece a criação de novos valores e paradigmas. Promover a valorização da cultura negra do estudante da EJA, visando a desconstrução das relações preconceituosas por meio de questionamentos e análises críticas; contribuir para eliminar conceitos, ideias e comportamentos veiculados pelo mito da democracia racial; e despertar o interesse dos estudantes, jovens e adultos trabalhadores para um olhar mais aprofundado sobre o tema da igualdade racial, são os principais objetivos desse Projeto de Intervenção Local.
Abstract: This project is intended for Youth and Adult students attending in Brazilian schools: CENTRO EDUCACIONAL DONA AMÉRICA GUIMARÃES and CENTRO EDUCACIONAL 01 DE PLANALTINA. Both educational centers with students from diverse side views and where relationships of power and knowledge are always arranged in favor or disadvantage anyone. During the black consciousness day in Brazil, on November twentieth of 2013, it was noticed an indifference in front of the subject with respect to Afro-Brazilian culture by the EJA students who are served in schools during the night and their faculty. What draws enough attention is that most students who attend classes at adult education modality are black or brown and has complained of having suffered some kind of racial or social prejudice. The urgent need for anti-racist education involves the reshaping of school curricula aimed at correcting stereotypes about the representations of African history and the struggle of black people and enable an intervention that ensures respect for differences and diversity, while establishing the creation of new values and paradigms. Promote the appreciation of black culture in EJA student, looking for deconstruction of prejudice relations through questioning and critical analysis; making contributions to eliminate concepts, ideas and behaviors conveyed by the myth of racial democracy; and arouse the interest of students, young and adult workers to look more deeply on the racial equality subject, are the main objectives of this local Intervention Project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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