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Título: Educação de jovens e adultos na Escola Meninos e Meninas do Parque
Autor(es): Sousa, Maira Inocência Teixeira de
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Cidadania
Assunto: Políticas educacionais
Igualdade na educação
Escolas públicas
Cidadania
Pobreza
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 7-Jul-2014
Referência: SOUSA, Maira Inocência Teixeira de. Educação de jovens e adultos na Escola Meninos e Meninas do Parque. 2014. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto de intervenção local para a educação de jovens e adultos na Escola Meninos e Meninas do Parque que vivem em extrema pobreza, morando nas ruas e em albergues questiona o acesso dos mais pobres à escolarização e ao mesmo tempo o cotidiano escolar, a prática pedagógica comum na escola pública enquanto construtora do ser social. Argumenta, também, sobre a condição de igualdade e a criação de politicas públicas pelo Estado para os mais pobres, e sobre a prática pedagógica na escola pública que deve contribuir na transformação social dos estudantes. A escola pública de qualidade deve ter uma prática pedagógica que preconize o acesso do estudante à cidadania e aos direitos. O projeto tem como objetivo estimular a participação ativa dos estudantes da EJA da Escola Meninos e Meninas do Parque no acesso de informações sobre políticas públicas e o comprometimento com a cidadania pautada pela lógica dos direitos. O projeto terá três momentos: rodas de conversas com escuta sensível, palestras informativas com momentos de interação e culminância final.
Abstract: The local Intervention Project for the Youth and Adult Education in the Escola Meninos e Meninas do Parque, living on the streets and hostels; it argues about access of the poor people in education, in the same time, it argues about the everyday in the public schools; the public schools’ pedagogical practice while construction of the human being. The condition of the equality and public policy created by the state; It makes reference to the social issues of the poorest and the pedagogical practices in public schools, while schools for the poor people should contribute to the social transformation of the students. The public school that has quality should have a pedagogical practice which would include the student’s access to the citizenship and rights. The project intends to encourage the students of the youth and adult education have active participation to access information about the public policies and commitment to the citizenship, guided by the logic of rights.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
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