Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Renato Hilário dos | - |
dc.contributor.author | Emediato, Ana Carolina Leonel | - |
dc.contributor.author | Duarte, Andréa de Fátima Calandrine | - |
dc.contributor.author | Tôrres, Flávia Simone Sousa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Reus Antunes de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Vicente de Paula Lima de | - |
dc.identifier.citation | EMEDIATO, Ana Carolina Leonel et al. A constituição de uma práxis existencial-social com jovens e adultos no CESAS. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo propor ações que atendessem aos anseios e necessidades dos estudantes do CESAS, quanto ao desenvolvimento de um sentimento de pertencimento à escola, bem como a promoção da relação intergeracional, desgastada nos últimos anos devido à entrada massiva de adolescentes na EJA. Foram utilizados questionários, reuniões e conversas com os estudantes, o que permitiu que eles apresentassem suas aspirações dentro do tema. A partir dos dados identificados, novos encontros foram acontecendo e possibilitando que os participantes propusessem as sugestões que permitiram a elaboração das ações aqui apresentadas. Acreditamos que tanto a implantação da horta escolar, quanto o incentivo à participação na CESARTE, a elaboração do vídeo minuto sobre a Copa do Mundo e o desenvolvimento da web-tv do CESAS, são ações que levarão à construção de uma práxis existencial-social com os estudantes e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul (CESAS), desenvolvendo o acolhimento destes e construindo o sentimento de pertencimento em todos. Por se tratarem de atividades desenvolvidas em turmas intergeracionais, esperamos que o diálogo a ser construído seja fator motivador e gerador de uma EJA mais pautada na diversidade e pluralidade socioeducacional, permitidora de uma formação plena do ser humano. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Integração social | en |
dc.subject.keyword | Educação e diversidade | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.title | A constituição de uma práxis existencial-social com jovens e adultos no CESAS | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-04T00:23:55Z | - |
dc.date.available | 2014-07-04T00:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-04T00:23:55Z | - |
dc.date.submitted | 2014-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7761 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.description.abstract1 | The main goal of this work is to suggest actions that promote the intergenerational relationship among Cesas’ students – which has worn out because of the massive entrance of teenagers in EJA (Teenagers and Adults Education) – and also to develop the students’ sense of belonging to the school in order to full fill their aspirations and needs. The students went to meetings and answered questionnaires whiten the theme and this allowed them to show their real aspirations. Having this initial knowledge from the collected data, new meetings happened and the participants were asked to make suggestions that allowed the elaboration of the actions here proposed. It is believed the implementation of a school garden as encouraging participation in CESARTE, the preparation of the minute video about the World Cup and the development of a Cesas’ web-tv will construct an existential-social praxis with Cesas’ students and teachers and will also develop the sense of belonging in all of them. Because these are activities in intergenerational classes, it is expected that the dialogue improvement will motivate and generate an EJA more guided by the socio and educational diversity and plurality that allow the full education of a human being. | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 2º Segmento : Cidadania | - |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|