Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElaineFerreiraAlves_banner.pdfBanner169,94 kBAdobe PDFver/abrir
2014_ElaineFerreiraAlves.pdf596,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da identidade do educando da EJA no CEF 24 - Ceilândia
Autor(es): Alves, Elaine Ferreira
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Autoestima
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Identidade social
Mudança social
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 3-Jul-2014
Referência: ALVES, Elaine Ferreira. A construção da identidade do educando da EJA no CEF 24 - Ceilândia. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto de intervenção local: a construção da identidade do educando da EJA no CEF 24 tem a intenção de instigar o educando a refletir sobre sua história de vida, sua trajetória, procurando valorizar suas conquistas e propiciando estratégias para que o mesmo sinta-se valorizado e sejam capaz de compartilhar com os colegas de classe e professores sua história, suas experiências de vida. Os educandos da eja trazem consigo uma visão de mundo influenciada por sua história de vida, por suas origens, carga cultural, familiar e social. Nesse sentido, esse projeto busca compreender a decisão do educando de recomeçar, dar continuidade a trajetória de busca de conhecimento como possibilidade de mudança de vida. Este projeto pretende suscitar em cada um, habilidades específicas para o desenvolvimento de reflexões críticas que levem a construção de um projeto de vida sólido que seja capaz de vencer todos os desafios que enfrentarão ao longo da nova trajetória escolar. Sabemos que a procura de jovens e adultos pela escola envolve vários aspectos como: as famílias, o trabalho, as condições de acesso, a violência que cerca o ambiente da escola e o trajeto escola – casa. Assim, voltar a estudar e concluir os estudos são um grande desafio. Portanto, esse PIL tem como perspectiva criar estratégias para que o educando compreenda o significado dos conhecimentos que estarão sendo adquiridos na escola como forma de transformação social.
Abstract: The site design intervention: the construction of identity in the student 's EFC 24 EJA intends to instingar the learner to reflect on his life story , his career looking to value their achievements and providing strategies for it to feel valued and be able to share with classmates and teachers their history , their life experiences . Learners bring with eja of a worldview influenced by his life story, with its origins, cultural background,and family and social In this sense, this project seeks to understand the decision of the student to start, to continue the path of seeking knowledge as possible life-changing. This project aims to inspire in each specific skills for the development of critical thinking that lead to building a solid design life that is able to overcome all the challenges they will face along the new school career. We know that the demand for school adults joven and involves various aspects such as:families,work, conditions of access, violence that surrounds the school environment and school path - home. So, back to school and finish their studies is a major challenge. Therefore, this PIL is to develop strategies to approach the student understands the meaning of knowledge that are being acquired in school as a means of social transformation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons