Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Ana América Magalhães Ávila | - |
dc.contributor.author | Silva, Jair Gonçalves da | - |
dc.contributor.author | Silva, Karine Rocha Lemes | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jair Gonçalves da; SILVA, Karine Rocha Lemes. (Re) encantamento de mundo: estratégias de educação na diversidade e cidadania na EJA. 2014. xi, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. | en |
dc.description.abstract | Uma escola comprometida com a construção coletiva de trabalho pedagógico, requer, entre outras premissas, que o grupo gestor da escola juntamente com professores e alunos, exerçam uma ação cooperativa. Para sistematizar este trabalho já existente no Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia (CEM 09) na tentativa de diminuir a evasão dos educandos, elaboramos este projeto de intervenção. Algumas ações já ocorrem na escola, mas, de forma isolada e assistemática, de tal maneira que não se encontravam inclusas no PPP (Projeto Político Pedagógico da Escola). Por serem experiências exitosas que nasceram no chamado “chão da escola” e que por sua vez agregam valor educativo muito significativo, resolvemos considerá-las e sistematizá-las de modo a um melhor aproveitamento de suas potencialidades. Essas iniciativas coletivas servirão de ferramenta para minimizar um antigo problema nas turmas de EJA, a evasão escolar. E como característica de sua dupla funcionalidade também será instrumento motivador ou de (re)encantamento de mundo, conforme assim denominamos. As estratégias de ação visam ampliar os horizontes dos educandos a fim de perceberem-se como seres atuantes e construtores de um universo cultural e social amplo e diverso. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Autoestima - estudantes | en |
dc.title | (Re) encantamento de mundo : estratégias de educação na diversidade e cidadania na EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-03T22:57:19Z | - |
dc.date.available | 2014-07-03T22:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-03T22:57:19Z | - |
dc.date.submitted | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7757 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.description.abstract1 | A school engaged in the collective building of pedagogical work, requires, among other premises, that the school group manager along with teachers and students , undertake a cooperative approach . This intervention project was worked out in order to systematize this already existing approach in Centro de Ensino Médio 09 at Ceilândia ( CEM 09 ) in an attempting to decrease the school dropouts . Some measures were already been taken at school but in an isolated and unsystematic way. Being successful experiences that were born in the "school floor" and that in turn add significant educational value, it was decided to consider them and systematize them in order to make better use of their potential. These collective initiatives will serve as a tool to minimize a long standing problem in EJA classes, the school dropouts. And as characteristic of its dual functionality will also be a motivational tool or world "re-enchantment" as we call. Action strategies aim to broaden the students horizons, making them to perceive themselves as active beings and builders of a wide and varied, cultural and social universe. | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Autoestima | - |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|