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dc.contributor.advisorLima, Lorena Machado de-
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorMata, Claudia Angelica Vieira da-
dc.identifier.citationMATA, Claudia Angelica Vieira da. A avaliação formativa na aprendizagem de química em EJA. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação II, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho intenta relacionar a avaliação formativa ao aprendizado de Química dos estudantes de EJA, com um dando suporte ao outro. O objetivo geral deste trabalho é utilizar a avaliação formativa como um instrumento pedagógico de auxílio para a aprendizagem de Química dos estudantes de EJA. São, também, objetivos específicos: (a) Mostrar para os estudantes da EJA a relação presente entre a ciência Química e o cotidiano; (b) Usar recursos como o da contextualização e o da analogia para ajudar na clareza e nos significados dos conceitos mais abstratos da ciência Química; (c) Mostrar que as avaliações formativas podem aprimorar a comunicação entre cada estudante e o seu professor de Química; (d) Desenvolver momentos de atividades avaliativas com diferentes aplicações para desenvolver e exercitar o aprendizado e o raciocínio do estudante e momentos de aprendizagem que sirvam de ações avaliativas; (e) Propor atividades avaliativas diversificadas para abranger a heterogeneidade dos estudantes de EJA. A metodologia utilizada neste trabalho foi experimental, realizando em diferentes turmas de primeira e segunda série do terceiro segmento de EJA no CEF 411 de Samambaia a proposta apresentada. Também ocorreram abordagens complementares, como o uso de questionários para verificar o alcance dos objetivos e o nível de aprendizado e de satisfação dos estudantes. Os dados coletados serviram para concluir que a avaliação formativa contribuiu de forma positiva com o aprendizado de Química e que o uso de analogias e de contextualizações aumentou o interesse dos estudantes de EJA.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.titleA avaliação formativa na aprendizagem de química em EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-02T18:20:25Z-
dc.date.available2014-07-02T18:20:25Z-
dc.date.issued2014-07-02T18:20:25Z-
dc.date.submitted2014-04-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7745-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1This work tries to relate the formative assessment of student learning Chemistry EJA, with a supporting another. The aim of this work is to use formative assessment as a pedagogical tool to aid learning chemistry students EJA. Are also specific objectives: (a) Show for students EJA this relationship between science and everyday life Chemistry; (b) Use resources such as the context and the analogy to aid in clarity and the meanings of more abstract concepts of science Chemistry; (c) Show that formative assessments can enhance the communication between each student and his professor of chemistry; (d) Develop moments of evaluation activities with different applications to develop and exercise student learning and reasoning and learning moments that serve as evaluative actions; (e) Propose evaluation activities diversified to encompass the heterogeneity of students in adult education. The methodology used in this work was experimental, performing in different groups of first and second series of the third segment of the CEF EJA 411 Fern of the submitted proposal. Complementary approaches also occurred, such as the use of questionnaires to verify the achievement of the objectives and the level of learning and student satisfaction. The data collected were used to conclude that formative assessment has contributed positively to the learning of Chemistry and the use of analogies and contextualization increased student interest in EJA.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Química-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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