Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Ana América Magalhães Ávila | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gabriela Martos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Luzinete Assencio | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Gabriela Martos; PEREIRA, Luzinete Assencio. Gênero e diversidade na alfabetização de jovens e adultos para superar preconceitos. 2014. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)— Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este projeto interdisciplinar tem como objetivo contribuir inicialmente com os estudantes da 1ª etapa do 1º segmento matriculados no Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante, identificando os saberes na área de Gênero, Diversidade e relações étnico-raciais. Oferecer a esses estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, subsídios teóricos e metodológicos que os auxiliem nos desafios de seu cotidiano, considerando que essa modalidade de ensino visa superar os processos de exclusão e marginalização social daqueles que estiveram distantes de um processo educacional. Para a superação dessa exclusão é necessário identificar e refletir às diferenças existentes entre os indivíduos sejam eles de pertencimento à determinada classe social, gênero, etnia ou orientação sexual, cultural e socialmente estabelecido. Assim, se há de surgir uma sociedade justa, em que todos têm direito de ir e vir, respeitando os direitos de todos, é necessária a desconstrução de conceitos para novos conceitos, transformando a mentalidade, promovendo uma reflexão individual e coletiva, ampliando a compreensão e combatendo em todos os segmentos a discriminação e os preconceitos. Com a aplicação dos temas propostos no PIL, os estudantes terão a oportunidade de trabalharem, em sala de aula, problemáticas que lhes são comuns, por meio de textos e vídeos e suas próprias experiências. Surgindo uma oportunidade de avaliar esses estudantes de forma mais direta e objetiva. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Multiculturalismo | en |
dc.subject.keyword | Relações de gênero | en |
dc.subject.keyword | Relações étnicas | en |
dc.subject.keyword | Educação e diversidade | en |
dc.title | Gênero e diversidade na alfabetização de jovens e adultos para superar preconceitos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-06-28T01:10:49Z | - |
dc.date.available | 2014-06-28T01:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-28T01:10:49Z | - |
dc.date.submitted | 2014-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7744 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.description.abstract1 | This interdisciplinary project aims to initially contribute to the students of the 1st st step of the 1segment enrolled in the Center for Primary Education 01 Casco, identifying knowledge in the area of Gender, Diversity and ethnic-racial relations. Offer these students the Education of Youth and Adults - EJA, theoretical and methodological support to assist them in the challenges of their daily lives, considering that this type of education aims to overcome the processes of social exclusion and marginalization of those who were far from an educational process. To overcome this exclusion is necessary to identify and reflect existing differences between individuals, whether of belonging to a certain social class, gender, ethnicity or sexual, cultural and socially established orientation. Thus, the deconstruction of concepts for new concepts is a fair society, where everyone has the right to come and go, respecting the rights of all, there is need to emerge, transforming the mindset, promoting individual and collective reflection, broadened the understanding and fighting in all segments of discrimination and prejudice. With the application of the themes proposed in the PIL, students will have the opportunity to work in the classroom, problems that are common to them, through texts and videos, and their own experiences. Arising an opportunity to assess these students more directly and objectively. | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Alfabetização | - |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|