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Título: Ele está de pé em um quarto vazio
Autor(es): Rodrigues, David Almeida
Orientador(es): Orthof, Geraldo
Assunto: Pintura
Solidão
Espaço (Arte)
Ateliês
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 25-Jun-2014
Referência: ALMEIDA, David. Ele está de pé em um quarto vazio. 2013. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ao longo de minha experiência acadêmica, o foco de minha pesquisa se concentra especialmente na linguagem da pintura. Através das disciplinas essenciais do curso, desenvolvi um corpo de trabalho que reflete essa incursão no pictórico e em seu uso como suporte poético. No decorrer deste texto desenvolverei questões que surgiram ao longo dos anos de graduação e as resoluções adquiridas nesse ultimo semestre. Optei por construir o texto desta monografia de uma maneira mais pessoal, próxima a um diário de produção e um memorial de meu cotidiano que seriam então finalizados nas pinturas realizadas durante a produção deste documento. Em resumo, o corpo de texto se dividirá em três capítulos: 1ª Sobre batatas e casamentos, 2ª Foi. Nunca será de novo, 3ª A Parede de meus oito anos. O primeiro se trata de um apanhado memorial e analítico acerca de minha produção ao longo dos anos na universidade. Desenvolvo nesta etapa uma linha de pensamento que coloca os trabalhos desempenhados nas matérias de Pintura 1, Projeto Interdisciplinar, Ateliê 1 e 2 em um mesmo campo semântico, e busco identificar as evidencias conceituais que indiretamente ligavam estes ao projeto atual. No capítulo sobre o Foi. Nunca será de novo, após as constatações poéticas do capítulo anterior, realizo uma incursão reflexiva naquilo que viria a ser o cerne das pinturas que concluem esse trabalho: a solidão e o ateliê. A busca presente nessa etapa do texto se concentra na relação de introspecção autobiográfica que o trabalho formaliza com o mundo, na interação do ambiente íntimo com a pluralidade conceitual da imagem encerrada nos quadros fragmentários. Por fim no terceiro capítulo, após analisar separadamente minhas experiências com a pintura e pensar o espaço íntimo em conjunto com minha produção, trato aqui de minha escolha pela linguagem retornando à experiências antigas com a tela e a galeria. Nesse último momento o foco do 7 texto é a análise do fenômeno pictórico e as reações do observador diante da superfície diferenciada, e, portanto, a influência dessa interação essencial no momento de realização dos trabalhos citados encerrando com uma analise metodológica pessoal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2013.
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