Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizHenriquedosSantosAraujo.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Fátima Ramos-
dc.contributor.authorAraújo, Luiz Henrique dos Santos-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luiz Henrique dos Santos. Ontologia para apoio a modelagem do conhecimento sobre o domínio de currículos de cursos de graduação. 2014. ix, 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.en
dc.description.abstractDe acordo com o Censo de 2011, no Brasil existem 2.365 Instituições de Ensino Superior, entre Faculdades, Universidades, Centros Universitários e Institutos Federais de Educação. Essas instituições são responsáveis por ofertaram 30.420 Cursos de Graduação. Os Gestores das Instituições de Ensino Superior são responsáveis pela gestão dos Currículos desses cursos de Graduação. A gestão dos Currículos deve ser norteada pelas Diretrizes Curriculares definidas pelo MEC e Comissões das Áreas bem como por Pareceres e Resoluções do CNE. Assim, os Gestores para realizarem sua tarefa devem conhecer o processo desde a proposição e deliberação das Diretrizes Curriculares, até os elementos que compõe o Currículo e suas possíveis relações. O trabalho desenvolveu uma ontologia, com o auxilio da Modelagem de Dados, para o apoio a atividade de elaboração e gestão de Currículos de Cursos de Graduação, com o objetivo de melhorar a compreensão desse domínio de conhecimento, proporcionando uma visão ampla de todo o processo que envolve essa missão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordOntologiaen
dc.subject.keywordModelagem de dadosen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículosen
dc.titleOntologia para apoio a modelagem do conhecimento sobre o domínio de currículos de cursos de graduaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-06-18T21:20:08Z-
dc.date.available2014-06-18T21:20:08Z-
dc.date.issued2014-06-18T21:20:08Z-
dc.date.submitted2014-04-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7714-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1According to Census 2011, in Brazil there are 2,365 higher education institutions, including colleges, universities, university centers and Federal Education. These institutions are responsible for 30,420 Undergraduate tendered. Managers of Higher Education Institutions are responsible for the management of these courses Undergraduate Curricula. The management of Resumes must be guided by defined MEC Committees and Areas as well as opinions and resolutions of the NEC Curriculum Guidelines. Thus, to accomplish their task managers must know the process since the proposition and resolution of the Curriculum Guidelines, to the elements that make up the curriculum and their possible relationships. The work developed an Ontology, with the help of Data Modeling to support the activity of the preparation and management of Undergraduate Curricula , aiming to improve the understanding of this field of knowledge , providing a broad overview of the entire process involving this mission.-
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons