Resumo: | Introdução: Algumas crianças apresentam certa dificuldade para aprender e desempenhar tarefas do cotidiano com exigências motoras consideradas simples. Os indivíduos que apresentam essas dificuldades podem ser diagnosticados como tendo Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Este transtorno ocorre quando há atraso no desenvolvimento das habilidades motoras ou dificuldade na coordenação dos movimentos, que resultam em incapacidade da criança para desempenhar as atividades diárias e cotidianas. Uma vez que o TDC tem impacto ao longo da vida das pessoas, dificultando o desempenho tanto em atividades funcionais em casa e na escola, como nas atividades de lazer e socialização, é importante a criação de recursos para manejo do problema. Objetivos: O objetivo do trabalho foi analisar a quantidade e a qualidade da literatura sobre o Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação publicada no Brasil, realizando análise crítica qualitativa dos estudos de intervenção sobre o TDC, verificando a qualidade dos periódicos nos quais os artigos são publicados e as áreas profissionais que publicam sobre o tema. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, partindo de uma revisão sistemática da literatura sobre Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação de estudos publicados no Brasil, sendo apresentados seus dados de forma quantitativa, no levantamento de pesquisas e análise crítica dos estudos de intervenção através da escala de instrumentação Occupational Therapy Systematic Evaluation of Evidence (OTseeker). A busca foi realizada nas baseses de dados SciELO, Lilacs e Medline, não havendo período de restrição de data. As palavras-chave utilizadas foram “transtorno”, “desenvolvimento”, “coordenação” e o termo “tdc”, “desordem” referente ao termo “dcd” e os termos correspondentes no idioma inglês. Resultados: A busca resultou em 22 artigos, onde um não foi utilizado considerando-se o critério de exclusão. Dentre os estudos selecionados, sete artigos são estudos de revisão de literatura, quatro são estudos que tem como objetivo construção e análise de avaliações e onze são estudos de intervenção que incluem desenhos metodológicos dos tipos transversais, caso-controle, quase experimental e estudo de caso. Os resultados demonstraram poucos estudos na área no país e publicações com qualidades de média a baixa. Conclusão: A reduzida quantidade de trabalhos sobre o TDC demonstra o pouco estudo na área no país e induz a discussão da importância da produção científica sobre o tema. Destaca-se a importância de se produzir cientificamente sobre o TDC, já que este é um transtorno que interfere de modo significativo na vida das crianças portadoras, que são frequentemente excluídas no meio social e escolar. Considerando também importante que os conhecimentos dos profissionais envolvidos com a temática podem ser benéficos para a prática clínica, para facilitar o diagnóstico da doença e para maiores possibilidades de intervenção com estas crianças, necessitando assim de maiores estudos publicados por estes. |