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Título: Eficácia da realidade virtual no tratamento de crianças com paralisia cerebral : revisão sistemática
Autor(es): Carvalho, Estela Oliveira Rodrigues de
Orientador(es): Almeida, Pedro Henrique Tavares Queiroz de
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Tecnologia assistiva
Realidade virtual
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 16-Jun-2014
Referência: CARVALHO, Estela Oliveira Rodrigues de. Eficácia da realidade virtual no tratamento de crianças com paralisia cerebral: revisão sistemática. 2013. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Introdução: A paralisia cerebral é uma serie de desordens permanentes não progressivas manifestadas por um grupo de disfunções que acometem o desenvolvimento de habilidades sensoriomotoras, de percepção, cognição, sensação e comunicação. O tratamento da Paralisia Cerebral tem por objetivo a melhora do desempenho motor, cognitivo e social do paciente, favorecendo sua inserção em atividades necessárias e significativas do cotidiano. Dentre os tratamentos disponíveis, o uso da Realidade Virtual tem como objetivo a melhora da percepção espacial, equilíbrio, força e coordenação motora, envolvendo o indivíduo em atividades reais através de ambientes virtuais. Embora seja um recurso promissor, existem poucas evidências que sustentem seu uso como instrumento para a reabilitação de indivíduos com Paralisia Cerebral. Objetivos: Sistematizar estudos que utilizem a Realidade Virtual como recurso terapêutico, analisando o uso do vídeo game Nintendo® Wii™ como recurso para o tratamento de crianças com Paralisia Cerebral. Metodologia: Foram pesquisados estudos publicados entre os anos de 2003 e 2013, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde, Scielo e PubMed, utilizando-se os descritores: “paralisia cerebral”, “jogos de vídeo” e “realidade virtual”, além dos respectivos termos em inglês, combinados entre si. Resultados: Foram encontrados 125 artigos. Destes, apenas seis estudos foram incluídos, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos selecionados foram avaliados quanto à qualidade através da escala PEDro. Conclusão: Estudos mostrando a eficácia do Nintendo® Wii™ como recurso terapêutico no tratamento de indivíduos com Paralisia Cerebral ainda são poucos e não existem evidências que suportem seu uso para melhora da função motora. São relatados ganhos na motivação, concentração, equilíbrio e controle postural, indicando potenciais usos do vídeo game no processo de reabilitação. Limitações envolvendo o mesmo devem ser exploradas e sugere-se que novos estudos sejam feitos com amostras maiores de indivíduos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: Cerebral palsy is a series of permanent and non-progressive disorders manifested by a group dysfunctions that affect the development of sensorimotor, cognition, sensation and communication skills. The treatment of Cerebral palsy aims to improve motor, cognitive and social performance of the patient, fostering the inclusion into necessary and meaningful activities of daily life. Among the available treatments, the use of Virtual Reality objectives to increase the spatial awareness, balance, strength and coordination, involving the subject in real activities through virtual environments. Although a promising feature, there is little evidence to support its use as a tool for rehabilitation of individuals with Cerebral palsy. Objectives: To systematize studies using Virtual Reality as a therapeutic resource, analyzing the use of the Nintendo ® Wii ™ videogame as a resource for the treatment of children with Cerebral palsy. Methodology: Studies published between 2003 and 2013 in Portuguese, English and Spanish were searched in BVS, Scielo and PubMed databases, using the terms “Cerebral Palsy”, “Videogames” and “Virtual Reality” and its respective matches in Portuguese. Results: 125 articles were found. Of these, only six studies were included, following inclusion and exclusion criteria previously established. The selected studies were assessed for quality using the PEDro scale. Conclusion: There are few studies reporting the use of Nintendo® Wii™ as a resource during the treatment of children with Cerebral palsy. There are no evidence that support the use of the videogame as a resource to improve motor function. Improvements in motivation, concentration, balance and postural control were reported, suggesting potential use of the Nintendo® Wii™ in rehabilitation. Limitations involving the use of this resource should be explored by new studies with larger number of subjects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2013.
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