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Título: Reconhecimento da dor em recém-nascidos por alunos do curso de Enfermagem
Outros títulos: Recognition of pain in newborns by students of nursing
Autor(es): Araujo, Célida Cristine Oliveira de
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Dor em crianças
Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Enfermeiros - formação
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 11-Jun-2014
Referência: ARAUJO, Célida Cristine Oliveira de. Reconhecimento da dor em recém-nascidos por alunos do curso de Enfermagem. 2013. 69 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2013.
Resumo: INTRODUÇÃO: A mensuração da dor requer observação e conhecimento para ser avaliada e identificada no recém-nascido e evidências demonstram a importância do estudo e aprofundamento nessa temática. OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos alunos do curso de enfermagem sobre a dor neonatal. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 154 alunos do 1° ao 5° ano do curso de enfermagem na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, na qual foi aplicado um instrumento com questões abertas e fechadas após aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa. A análise dos dados foi através da estatística descritiva com a distribuição de frequências. RESULTADOS: Os parâmetros considerados para este estudo foram os comportamentais (escalas de dor, mímicas faciais, choro, movimentação dos membros) e fisiológicos (frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência respiratória). Em linhas gerais, todos os alunos afirmaram que o recém-nascido sente dor e a importância dos parâmetros para sua avaliação, porém, poucos alunos conheceram as escalas e os parâmetros fisiológicos para avaliação. O choro, a movimentação e a mímica facial dos membros foram os mais citados como forma de reconhecimento da dor. CONCLUSÃO: Há déficit no conhecimento dos alunos sobre a dor no recém-nascido. Os alunos dos últimos períodos do curso tem uma melhor visão do assunto por já ter cursado matérias de saúde da criança, por isso a maioria sabe identificar a dor, mas não conhecem métodos de avaliação, medicações apropriadas para o alívio da dor, procedimentos na qual os administraria e medidas não farmacológicas.
Abstract: INTRODUCTION: The measurement of pain requires observation and knowledge to be evaluated and identified in the newborn and evidence demonstrates the importance of studying and deepening this theme. OBJECTIVE: To assess the students knowledge of nursing on neonatal pain. METHODS: Descriptive study that was carried out with students from 1st to 5th year of the nursing program at the Faculty of Ceilândia the University of Brasilia, which was applied to an instrument with open and closed questions after approval by the Ethics in Research. Data analysis was by descriptive statistics with the distribution of frequencies. RESULTS: The parameters considered for this study were behavioral (pain scales, facial mimics, cry, limb movement) and physiological (heart rate, blood pressure, oxygen saturation and respiratory rate). In general, all students stated that newborns feel pain and the importance of the parameters for their evaluation, however, few students knew the scales and physiological parameters for evaluation. The crying, movement and facial expressions of the members were the most frequent in recognition of pain. CONCLUSION: There is a deficit in the students' knowledge of pain in the newborn. Students of the last periods of the course has a better view of the subject matter having already attended child health, so most can identify the pain, but do not know methods of assessment, appropriate medications for pain relief procedures in which and administer the non-pharmacological measures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2013.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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