Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulianaFonsecadeNoronhaRocha_bacharelado.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pinturatura
Autor(es): Rocha, Juliana Fonseca de Noronha
Orientador(es): Souza, Gustavo Lopes de
Assunto: Ilustração de livros
Livros
Pintura
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Jun-2014
Referência: ROCHA, Juliana Fonseca de Noronha. Pinturatura. 2013. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pinturatura surgiu do questionamento sobre a interação entre a ilustração e a poesia, as palavras escritas e o desenho, a imagem e o texto, os elementos visuais e a linguagem verbal. Esses questionamentos surgiram a partir das experiências e curiosidades que me acompanham desde minha infância e ficaram mais intensos durante o curso de Artes Plásticas. A palavra Pinturatura foi criada a partir da união das palavras pintura e literatura. Porém defini-la somente pela tradução ao pé da letra pode limitar a ideia geral. A escolha do nome foi uma decisão poética devida à sonoridade e à visualidade da palavra. Considero Pinturatura as pinturas e livros que produzi utilizando a relação entre as artes plásticas e a literatura. Intitulo de Pinturatura o livro que apresento como trabalho prático para a Diplomação. Esse Trabalho de Conclusão de Curso foi dividido em 4 seções. Na primeira seção apresento o percurso da minha pesquisa. Na segunda seção apresento um breve histórico do livro, da iluminura, do livro ilustrado impresso e do livro de artista. Dentro desse histórico abordo a relação entre a linguagem verbal e os elementos visuais tendo como foco principal essa relação dentro do livro. Esse histórico servirá como base para as duas seções seguintes onde falo sobre o livro Pinturatura. A terceira seção é dividida em três temas importantes para o livro Pinturatura. O primeiro tema é o livro como sequência de espaços e momentos, onde veremos algumas questões como a estrutura, a sequência e os espaços vazios dentro do livro. O segundo tema é a relação entre caligrafia e desenho, onde veremos como o traço do desenho e o traço da escrita podem estar bem próximos. O terceiro e último tema é o recorte dentro do livro Pinturatura. Na quarta e última seção apresento o processo de criação de Pinturatura. Primeiramente abordo os pontos de partida em minhas pinturas e em seguida a continuidade dentro das pinturas, onde falo sobre a sequência que sigo dentro de cada pintura e ao passar de uma para outra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons