Resumo: | A Educação Popular é realizada por meio de processos contínuos e permanentes de formação. Possui a intencionalidade de transformar a realidade a partir do protagonismo dos sujeitos. Na Atenção Básica, práticas de Educação Popular possibilitam o fortalecimento da participação comunitária, e produzem ações e serviços capazes de atender as especificidades da comunidade local. Dentre os profissionais de saúde o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional mais indicado para realizar essas ações de educação popular, pois suas atribuições e competências já estão vinculadas ao cotidiano da população e por ele ser o elo intermediário entre a comunidade e os serviços. O objetivo geral desse trabalho foi de conhecer as ações de educação popular em saúde realizada pelos ACS que atuam no Centro de Saúde nº 08 de Ceilândia e a concepção de educação popular que orienta essa prática. É uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturada, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS/DF). Os sujeitos foram os Agentes Comunitários de Saúde que trabalhavam há mais de dois anos no Centro de Saúde e que aceitaram a fazer parte desta. Os resultados apontaram que os ACS respondentes compreendem que a educação popular seja uma forma de orientação e de prevenção de doenças e que durante seu processo de trabalho eles utilizam mais o enfoque preventivo e seguem o modelo tradicional de educação em saúde. Foram apontadas como ações de educação popular em saúde predominante no cotidiano de trabalho dos ACS a realização de palestras, entrega de panfletos, visitas domiciliares, marcação de consulta e orientações. Essas ações possuem uma abordagem mais impositiva e preventivista e não correspondem com ações de educação popular que é caracterizada pela abordagem mais dialógica. Nessa perspectiva a oportunidade de oferta de cursos de formação em educação popular para esses profissionais, já que a educação popular é estruturante no processo de trabalho deles e a formação nessa área, é de suma importância para a qualificação da atenção e do cuidado em saúde. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT Popular Education is performed by continuous process and permanent formation. It aims to transform reality from the role of subjects. At Primary Health Care, popular education may strenthen comunity participation and produce actions and services capable of attending the particularities of a comunity. Among health professionals, Comunity Health Agent (ACS in Portuguese) is the most indicated professional to perform these popular education actions, because the duties and powers are already linked to the everyday life of the population, and he is also an intermediate nexus between comunity and services. The general aim of this work was knowing actions of popular education in health executed by ACS that act at Centro de Saúde Number 08 in Ceilândia and the conception of popular education that guides this practice. It is a research of qualitative and descriptive nature, that had as tool of data collection a semi structured interview script, approved by the Comitee of Ethics in Research of the Foundation for Teaching and Research in Health Sciences (FEPECS/DF in Portuguese). The sujects were the Comunity Health Agents that worked there for more than two years and accepted to be part of it. Research shows that the ACS under understand popular education as a form of orientation and prevention of diseases and while they are working they use the prevention focus and follow the traditional standard of health education. Lectures, panphets delivery, home visits, appointments and orientation were the prevailing actions of health popular education in the everyday of ACS. These actions have a more imposing and preventive approach and do not correspond to actions of popular education, characterized by the dialogical approach. This perspective concludes that it is necessary to exist a popular education formation course for these professionals, once popular education is structural in their working process and this area is quite important to qualify health atention and health care. |