Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GiselleMarieCormierChaim_PlanodeTrabalho.pdf6,88 MBAdobe PDFver/abrir
2013_GiselleMarieCormierChaim_Pranchas.pdf109,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Além da concha : o espaço cultural da concha no Parque Urbano do Jaburu
Autor(es): Chaim, Giselle Marie Cormier
Orientador(es): Cruz, Luciana Sabóia Fonseca
Assunto: Concha Acústica de Brasília
Arquitetura - conservação e restauração
Espaço cultural
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 10-Jun-2014
Referência: CHAIM, Giselle Marie Cormier. Além da concha: o espaço cultural da concha no Parque Urbano do Jaburu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. 2 v.
Resumo: A Concha Acústica de Brasília está presente na memória dos que fizeram parte da vida cultural e artística da cidade em suas primeiras décadas. Hoje, quando é notícia – especialmente se incluída no debate sobre a situação do Museu de Artes de Brasília (MAB) – fomenta as discussões a respeito da degradação dos poucos espaços públicos de lazer remanescentes na orla do Lago Paranoá. A Concha é projeto de Oscar Niemeyer e foi concebida como o primeiro espaço destinado à música e às artes performáticas para Brasília. Sua arquitetura estabelece com a paisagem ao seu redor uma relação simbiótica que, atualmente, tornou‐se parasitária, devido ao seu abandono. Mesmo assim, durante os feriados e fins de semana, permanece sendo um espaço utilizado pela população, majoritariamente da Vila Planalto, que não tem acesso aos espaços vizinhos, todos privativos. Neste sentido, este projeto surgiu com a intenção de revitalizar o terreno da Concha Acústica de modo a recuperar seu caráter original e garantir à população que dele faz uso uma grande área de lazer e de fruição às margens do Lago Paranoá.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Diplomação 2, 2013. ___________________________________________________________________________ Trabalho Composto de 2 partes: Plano de trabalho e Pranchas.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons