Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeticiaCalazansQueiroz.pdf612,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do potencial embriogenético de sementes maduras de forrageiras apomíticas Brachiariaruziziensis e Panicummaximum para transformação genética
Autor(es): Queiroz, Letícia Calazans
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Carneiro, Vera Tavares de Campos
Cabral, Glaucia Barbosa
Assunto: Plantas forrageiras - sementes
Embriogênese somática
Plantas - melhoramento genético
Genética vegetal
Data de apresentação: 20-Dez-2013
Data de publicação: 7-Jun-2014
Referência: QUEIROZ, Letícia Calazans. Avaliação do potencial embriogenético de sementes maduras de forrageiras apomíticas Brachiariaruziziensis e Panicummaximum para transformação genética. 2013. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Brachiariaruziziensis (B. ruzi) e Panicummaximum são forrageiras de grande interesse agronômico e que possuem plantas de reprodução apomítica e sexual. O desenvolvimento de metodologias de regeneração para ambas abrirá perspectivas para futuros trabalhos de transformação genética para introdução de características agronômicas desejáveis. O objetivo deste trabalho foi testar a capacidade de indução de calos embriogênicos em sementes das duas espécies que foram cultivadas em diferentes meios de cultura. Posteriormente,os calos obtidos foram submetidos à transformação genética via biobalística ou Agrobacteriumtumefaciens. Sementes maduras deB. ruzie das cultivares Tanzânia e Mombaça de Panicummaximum foram induzidas nos diferentes meios de cultura,M1.3, M1.4 ou LP9. Os calos obtidos foram avaliados e posteriormente transferidos para os respectivos meios de indução em repicagens sucessivas para multiplicar os calos embriogênicos, que em seguida foram cultivados em meio de regeneração MSCLreg. Nas condições de cultura testadas, 13% das sementes de B. ruzi formaram calos embriogênicosno meio M1.3, enquanto que 48% formaram calos friáveis no meio LP9. A cultivar Mombaça de P. maximumapresentou maior resposta de indução de calosfriáveis e embriogênicos em relação a cultivar Tanzânia, sendo o meio M1.3 o que resultou em maior indução de calos embriogênicosem 9% dos explantes. Os calos submetidos à transformação genética via Agrobacteriumtumefaciens e biobalísticaestão em meio de regeneração na presença do agente seletivohigromicina.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons