Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HeyderMonteiroLopes.pdf666,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização química e física de biocarvão de lodo de esgoto sob diferentes temperaturas de pirólise
Autor(es): Lopes, Heyder Monteiro
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Lodo residual
Biocarvão
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 6-Jun-2014
Referência: LOPES, Heyder Monteiro. Caracterização química e física de biocarvão de lodo de esgoto sob diferentes temperaturas de pirólise. 2013. 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O lodo de esgoto é um produto rico em matéria orgânica obtido em elevada quantidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Um destino adequado para o lodo configura um desafio para o manejo dos resíduos sólidos. Apesar do seu potencial, o uso agrícola do lodo de esgoto é limitado pela legislação ambiental, principalmente em função da presença de organismos patogênicos e metais tóxicos. Apesar de incipientes os estudos, a pirólise do lodo pode gerar um produto denominado biocarvão, o qual apresenta características adequadas para uso agrícola. Contudo, ainda são poucos os trabalhos que demonstram a influência de diferentes temperaturas de pirólise do lodo de esgoto nas características finais do biocarvão. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização química e física do biocarvão de lodo de esgoto produzido sob diferentes temperaturas de pirólise. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos foram constituídos pelo lodo de esgoto in natura (LE) e os biocarvões produzidos nas temperaturas de 300 °C (BC 300), 400 °C (BC 400) e 500 °C (BC 500). Foram determinadas as seguintes propriedades: teores elementares de C, N e H, razões atômicas C/N e H/C, condutividade elétrica (CE), pH, massa seca, macro e micronutrientes, área superficial e volume de poros. De maneira geral, a pirólise do lodo de esgoto promoveu enriquecimento relativo de macro e micronutrientes, área superficial e volume de poros. Além disso, com o aumento da temperatura de pirólise houve diminuição das relações C/N e H/C que indicam elevação da recalcitrância do material orgânico. Considerando todas as variáveis em conjunto, o biocarvão obtido em baixa temperatura (BC 300) foi aquele que mais preservou as características do lodo de esgoto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons