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dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Cristina da-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Cristina da. Marketing de relacionamento da Gol e da Tam com seus passageiros. 2009. 87 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.en
dc.description.abstractEm um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas estão buscando investir em novas estratégias de negócios, redefinindo o conceito de marketing e mudando seu posicionamento para obter vantagem competitiva. Uma dessas estratégias é o marketing de relacionamento, com o objetivo de fidelizar clientes estratégicos. Um contexto especialmente competitivo é o das companhias aéreas que devem primar pela fidelização de seus clientes, como é o caso da GOL e da TAM que dominam aproximadamente 90% do mercado nacional. Neste sentido, este trabalho tece como objetivo avaliar o relacionamento entre as empresas GOL e TAM e seus clientes, realizando um diagnóstico, com pontos positivos e negativos, que subsidie a implementação de um plano de melhoria por parte destas duas companhias aéreas, no intuito de otimizar seu relacionamento com seus clientes. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo quantitativa e explicativa com uma amostra de 109 clientes das duas companhias. Os dados obtidos nesta pesquisa foram analisados por recursos da estatística descritiva, a saber, desvio-padrão, média, frequência e cruzamento de variáveis. Os resultados desta pesquisa demonstraram que as duas empresas possuem aspectos positivos e negativos e, numa escala de 1 a 5, a média de satisfação geral com a as empresas foi em torno de 3,5 sinalizando pouca satisfação. Em outras palavras, há muito que melhorar no relacionamento destas empresas com seus clientes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentoen
dc.subject.keywordSatisfação do consumidoren
dc.subject.keywordAeronáutica comercialen
dc.titleMarketing de relacionamento da Gol e da Tam com seus passageirosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-25T18:11:05Z-
dc.date.available2009-11-25T18:11:05Z-
dc.date.issued2009-11-25T18:11:05Z-
dc.date.submitted2009-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/764-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.764pt_BR
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