Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarianaRibeiroMoreno_SabrinaChavesDeOliveira.pdf169,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resultado da experimentação agronômica com o gênero Mentha no Distrito Federal - Brasil (período de 1985 a 2012)
Autor(es): Moreno, Mariana Ribeiro
Oliveira, Sabrina Chaves de
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Menta
Botânica - morfologia
Plantas - análise
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 5-Jun-2014
Referência: MORENO, Mariana Ribeiro; OLIVEIRA, Sabrina Chaves de. Resultado da experimentação agronômica com o gênero Mentha no Distrito Federal - Brasil (período de 1985 a 2012). 2013. v, 25 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No Distrito Federal são encontradas nas feiras e nas coleções, pelo menos sete táxons de menta: Mentha spicata, Mentha x villosa, Mentha piperita, Mentha piperita itrata, Mentha piperita officinalis. Mentha pulegium e Mentha suaveolens. Cada espécie apresenta morfotipos e quimiotipos diversos e esta variabilidade faz a riqueza do gênero com muitas possibilidades de perfis aromáticos e até de padrões ornamentais. Os trabalhos feitos com o gênero são inúmeros no Brasil e no mundo e aparentemente são concentrados na parte química, farmacológica e do uso medicinal. A presente pesquisa buscou resgatar os trabalhos realizados com o gênero Mentha no Distrito Federal em anos recentes, ao registrar resumidamente seus resultados. O presente trabalho utilizou a base de dados da Universidade de Brasília e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia utilizando todos os trabalhos de pesquisa com o gênero Mentha realizados no Distrito Federal. A maior parte das bibliografias foi composta de trabalhos de conclusão de curso da agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, seguida das dissertações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Agronomia da mesma Faculdade. Os trabalhos foram classificados por sub-área de pesquisa para desta forma possibilitar uma avaliação estatística dos temas analisados. Os dezessete trabalhos técnico-científicos realizados com plantas do gênero Mentha durante vinte e sete anos no Distrito Federal, perfazendo 0,63 trabalhos por ano, contribuíram efetivamente para um maior conhecimento do gênero Mentha em sete aspectos: morfologia e anatomia, taxonomia, pré-melhoramento, propagação, rendimento em óleo essencial, perfil de aromáticos e adaptação agronômica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons