Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IzadoraMendesdeSousa.pdf444,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de biofertilizante e extrato hidrossolúvel de vermicomposto na produção de mudas de Callophyllum Brasilienses Cambee
Autor(es): Sousa, Izadora Mendes de
Orientador(es): Busato, Jader Galba
Assunto: Adubos e fertilizantes
Biofertilizantes
Produtividade florestal
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 4-Jun-2014
Referência: SOUSA, Izadora Mendes de. Uso de biofertilizante e extrato hidrossolúvel de vermicomposto na produção de mudas de Callophyllum Brasilienses Cambee. 2013. ix, 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Guanandi (Callophyllum Brasilienses Cambee) é uma planta nativa de Cerrado que apresenta grande interesse tanto para fins de recuperação de áreas degradadas como para exploração comercial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de utilização de dois biofertilizantes, o extrato de vermicomposto rico em substâncias húmicas extraído com água a 70 oC e o Hortbio® produzido a base de farelos e resíduos agroindustriais, como agentes promotores de crescimento inicial de mudas de guanandi. A aplicação dos dois biofertilizantes resultou em aumento significativo dos teores de N e de clorofila. No tratamento HORTBIO houve o incremento de alguns nutrientes (S, Zn, B, Mg, Mn, Cu, Ca, P e K). Elevação dos teores de K, Mg, S e B e redução dos níveis de P, Ca, Cu, Fe, Mn e Zn para o tratamento SH. No tratamento SH em conjunto com o HORTBIO, houve redução dos teores de alguns elementos Ca, Mg, S, B, Cu, Fe. Não houve diferença no tamanho do caule, quantidade de folhas, matéria seca da raiz e matéria seca foliar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons