Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ValdineiBezerradeSousa.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Oficina de gravura em alto relevo, com materiais manufaturados artesanalmente : uma abordagem sobre a xilogravura
Autor(es): Sousa, Valdinei Bezerra de
Orientador(es): Belga, Eduardo Lustosa
Assunto: Gravura
Xilogravura
Arte - estudo e ensino
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 4-Jun-2014
Referência: SOUSA, Valdinei Bezerra de. Oficina de gravura em alto relevo, com materiais manufaturados artesanalmente: uma abordagem sobre a xilogravura. 2013. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve origem a partir da seguinte indagação: quais métodos podem suprir a falta de materiais para o ensino de Xilogravura, em instituições públicas, com a mediação dos professores no ensino formal? Tal questionamento motivou o desenvolvimento de oficinas de Xilogravura e gravura em alto relevo, que contêm em sua metodologia uma abordagem do uso de materiais manufaturados no processo criativo do aluno em paralelo com a contextualização de materiais na história da arte. O desenvolvimento desta abordagem começou através do curso de Introdução a Xilogravura, que ministrei no Museu Vivo da Memória Candanga, como parte de uma proposta de trabalho final da disciplina: Fundamentos da Educação Artística (FEA), realizada pela a professora Luisa Günther, do Departamento de Artes Visuais do 2º semestre de 2012. O projeto teve sequência na disciplina: Projeto Interdisciplinar, com o professor Luis Carlos Pinheiro, com foco maior no desenvolvimento teórico do conteúdo na área de Licenciatura. A oficina de gravura em alto relevo trouxe em sua prática vários questionamentos, entre tais, o de que não basta apenas ensinar uma técnica, mas, deve-se viabilizar esse conhecimento de forma clara a partir da prática. A abordagem prática partiu do uso de materiais manufaturados artesanalmente como: suportes alternativos para o ensino do talho, papel de fibra vegetal e tintas a base d’água. O foco central das oficinas não seria formar artistas gravadores ou restringir a um público que já tenha conhecimento prévio das linguagens gráficas e artísticas, mas, poder viabilizar o conhecimento técnico da xilogravura a todos os grupos, formando uma turma de alunos diversificada, o que viria possibilitar uma troca de conhecimento entre os participantes, e proporcionando um diálogo que exponha as dúvidas que fossem surgir naturalmente no decorrer da oficina, através, das vivências com os materiais para a gravura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons