Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7626
Título: | Aprendizagem por meio de oficinas de xilogravura com recursos alternativos |
Autor(es): | Pereira, Ramon Carvalho |
Orientador(es): | Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Xilogravura Gravura |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 4-Jun-2014 |
Referência: | PEREIRA, Ramon Carvalho. Aprendizagem por meio de oficinas de xilogravura com recursos alternativos. 2013. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | À abordagem apresentada nesse trabalho estar relacionada ao ensino da arte
educação nas escolas brasileiras de ensino fundamental II, mais especificamente nas turmas de 8º ano. O seguimento do eixo prático nas aulas de artes nessa modalidade de ensino tem a função de integrar o aluno e suas experiências ao contexto da história da arte, proporcionando uma aprendizagem significativa aos alunos. A xilogravura faz parte de um grupo de técnicas diretamente relacionadas ao contexto artístico e cultural do Brasil e de outros países como Portugal, onde a cultura popular dialoga com as visualidades no mundo contemporâneo como é claro na Literatura de Cordel, que no Brasil tem uma relação direta com as questões regionalistas e as histórias cantadas pelos repentistas, que faziam as impressões de suas letras em gráficas e se valeram da xilogravura para torna-las mais atrativas ao leitor, num contexto em que haviam poucos jornais e a procura por impressões era
escasso. No decorrer da pesquisa realizada no campo da gravura é presentada
uma proposta de aprendizagem por meio de oficinas de xilogravuras com recursos alternativos na produção de tintas fabricadas com óleo residual de soja de cozinha como meio de alcançar um resultado cada vez melhor com relação à qualidade na aprendizagem e as relações com o contexto social e ambiental. Diante das recomendações curriculares, as oficinas de xilogravura são apresentadas com suporte enriquecedor das aulas de arte e seu diálogo com a ciência e tecnologia no que se relaciona ao eixo teórico e as experiências dos alunos, que são indispensáveis no processo da educação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons