Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7620
Título: | Fronteira entre a arteterapia e a arte/educação : uma narrativa ficcional em contexto hospitalar |
Autor(es): | Menezes, Tatiana Duarte |
Orientador(es): | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana |
Assunto: | Arteterapia Prática de ensino - arte Arte na educação |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 4-Jun-2014 |
Referência: | MENEZES, Tatiana Duarte. Fronteira entre a arteterapia e a arte/educação: uma narrativa ficcional em contexto hospitalar. 2013. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta investigação parte de vivências em contexto hospitalar e revisão de literatura, em arte/educação 1 e arteterapia 2 , e constituem uma valiosa fonte de análise e inspiração. Experiências com diferentes enfoques, sendo a arte um de seus pontos em comum. Após conhecer uma parte desses universos que constituem suas teorias e práticas e percebendo conexões, surgiu o questionamento sobre a relação entre essas duas áreas, suas aproximações e distanciamentos dentro do recorte e limitação deste estudo. Para realização desta pesquisa será necessário buscar algumas delimitações, analisar as fronteiras históricas entre essas áreas a partir do século XX e discorrer sobre os fundamentos conceituais e metodológicos que colaboram para essa investigação. Será também necessário relatar e analisar a experiência de observação da prática pedagógica em artes visuais do Hospital Sarah. Além disso, essa pesquisa tem como proposta a criação de uma narrativa ficcional de arteterapia em ambiente hospitalar utilizando conceitos da arte, educação, psicologia e psicanálise, áreas que permeiam a arteterapia e a arte/educação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons