Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_KesiaRozzettOliveira.pdf619,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relacionamento com clientes : validação de um instrumento de pesquisa
Autor(es): Oliveira, Késia Rozzett
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Marketing de relacionamento
Clientes - relacionamento
Satisfação do consumidor
Data de apresentação: Jun-2009
Data de publicação: 25-Nov-2009
Referência: OLIVEIRA, Késia Rozzett. Relacionamento com clientes: validação de um instrumento de pesquisa. 2009. 76 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre a empresa e seus clientes, este trabalho tem por objetivo validar um instrumento científico capaz de mensurar o relacionamento com os clientes, destacando a satisfação e a lealdade como pressupostos para a construção e a manutenção desse relacionamento. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou-se de Análise Fatorial Exploratória para a validação experimental do instrumento e de uma amostra de 627 clientes de diversas empresas. Os resultados encontrados mostram que a Escala de Relacionamento com o Cliente (ERC) possui uma estrutura unifatorial, explicando cerca de 62% da variância e com confiabilidade de 0,93 (α de Cronbach), que realça a significativa correlação entre satisfação, lealdade e relacionamento, apontando os dois primeiros construtos como dimensões do terceiro. O trabalho contribui com a produção científica nas áeras de Marketing e afins, uma vez que a ERC pode ser utilizada em futuros estudos sobre a Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), Comportamento Organizacional, ou mesmo ser validada novamente em diferentes amostras. Ainda, a contribuição do estudo estende-se à área organizacional, visto que o instrumento pode auxiliar gestores no sentido de incrementar o relacionamento que desenvolvem com seus clientes e melhorar seus resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.761
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.