Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandoMaidanaVital.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento de dados para implementação de um sistema no Laboratório de Microbiologia Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - UnB
Autor(es): Vital, Fernando Maidana
Orientador(es): Perecmanis, Simone
Assunto: Microbiologia veterinária
Laboratórios veterinários
Sistemas de recuperação da informação
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 3-Jun-2014
Referência: VITAL, Fernando Maidana. Levantamento de dados para implementação de um sistema no Laboratório de Microbiologia Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - UnB. 2013. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A microbiologia se dedica ao estudo das condições que regem o ciclo de vida, o desenvolvimento dos microrganismos e as alterações que estes provocam no organismo humano, animal ou vegetal (QUINN et al. 2005). Em Medicina Veterinária, a bacteriologia permite o estudo de bactérias que atuam como agentes etiológicos de muitas das enfermidades infecciosas dos animais; e se inclui na microbiologia, ramo científico da biologia que estuda os microrganismos que necessitam do uso de microscópio óptico ou eletrônico para serem visualizados (QUINN et al. 2005). O exame microbiológico é extremamente importante em um hospital veterinário, pois, através de procedimentos de cultura de amostras e análises bioquímicas, é possível observar e identificar os microrganismos que causam ou colaboram com a instalação de enfermidades nos animais (KONEMAN et al. 2001). Com o agente patogênico devidamente identificado, juntamente ao histórico clínico do animal, pode-se proceder ao antibiograma e eleger o método de tratamento mais eficaz. A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília, (UnB) dispõe de um Laboratório de Microbiologia Médica Veterinária que presta atendimento tanto ao Hospital Veterinário da universidade quanto a outros médicos veterinários. O laboratório realiza isolamento, cultivo e antibiograma dos agentes presentes nas amostras recebidas e todo o procedimento é registrado em Atas de controle de atividade. Buscando agilizar e modernizar o trabalho realizado no laboratório, este projeto teve como objetivo o levantamento de dados para o desenvolvimento de um sistema que permita arquivar as amostras recebidas, registrar os procedimentos realizados com as amostras, identificar os agentes isolados e gerar laudos e relatórios com os dados obtidos, permitindo assim, um melhor controle sobre os procedimentos e maior facilidade para se acessar o histórico de informações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons