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Título: Aquisição e processamento de modelos tridimensionais faciais
Autor(es): Martins, Rubens de Souza
Orientador(es): Dórea, Camilo Chang
Assunto: Computação gráfica
Processamento de imagens - técnicas digitais
Sistemas de reconhecimento de padrões
Data de apresentação: 6-Fev-2014
Data de publicação: 3-Jun-2014
Referência: MARTINS, Rubens de Souza. Aquisição e processamento de modelos tridimensionais faciais. 2014. vii, 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho visa a implementação de um sistema de baixo custo que se baseia no uso de um sensor de profundidade (Microsoft Kinect) para aquisição de imagens RGB e de mapas de profundidade para geração de modelos tridimensionais faciais. Modelos tridimensionais da face permitem análises mais complexas de padrões faciais, assim como maior precisão de reconhecimento biométrico do que modelos bidimensionais. Sua implementação foi dividida em duas etapas principais, aquisição e processamento. Durante a etapa de aquisição, o sistema deve rastrear a face do usuário em tempo real e registrar toda a região do rosto em uma nuvem de pontos. Em seguida, o processamento deve aplicar filtros para melhorar o aspecto visual da nuvem, construir uma malha de polígonos a partir dos pontos e então aplicar texturas sobre o modelo tridimensional. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to implement a low cost system that is based on the use of a depth sensor (Microsoft Kinect) to acquire RGB images and depth maps in order to generate tridimensional facial models. Tridimensional models of the face provide a more complex analysis of facial patterns, as well as more accuracy in biometric recognition than bidimensional models. Its implementation was divided into two main steps, acquisition and processing. During acquisition the system must track the user’s head in real time and register the whole portion of the face in a 3D point cloud. After that, processing applies filters to inhance the visual aspect of the point cloud, build a polygon mesh from the points and then apply textures upon the tridimensional model.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia de Computação, 2014.
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