Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da | - |
dc.contributor.author | Martins, Nathália da Cruz | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Nathália da Cruz. A narrativa cultural brasileira cantada pelo samba: entendendo a construção da identidade nacional a partir do samba em Brasília. 2013. 93 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (Graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, 2013. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se dedica a investigar o lugar do samba na construção narrativa da identidade cultural brasileira. A discussão se concentra no consumo cultural do samba na cidade de Brasília, a partir de uma pesquisa de campo com a banda brasiliense de samba Filhos de Dona Maria. Este grupo é emblemático para a discussão, pois se pode perceber por meio dos discursos nas músicas interpretadas por eles e da celebração de práticas vinculadas a uma cultura dos antepassados em suas apresentações, a noção do samba-herança que este trabalho estuda. Mais que um ritmo ou gênero musical, o samba é compreendido aqui enquanto uma cultura que mobiliza significados simbólicos que se materializam como práticas não só estéticas, mas, sobretudo políticas. Na tentativa de promover uma reflexão crítica do samba como fato social total, são consideradas questões raciais intrínsecas ao seu surgimento, produção e difusão desde o início do século XX. O objetivo é investigar a trajetória do samba desde um contexto de discriminação e desigualdade social até sua emergência como símbolo da identidade nacional, considerando os mediadores nesse processo, bem como as disputas por representação e os conflitos envolvidos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research focuses on investigating the place of samba in the narrative construction of Brazilian cultural identity. The discussion focuses on the cultural consumption of samba in Brasilia, from a field research with a group of Brasília called Filhos de Dona Maria. This group is emblematic for the discussion, because we can analyze the concept of samba-herança that this paper covers through the discourses of the songs interpreted by them and the celebration of practices linked to a culture of ancestors in their presentations. More than a rhythm or a musical genre, samba is understood here as a culture that mobilizes symbolic meanings that materialize as practices not only aesthetic, but especially political. In an attempt to promote critical reflection of the samba as a total social fact, it is taken by consideration the racial issues that are intrinsic to the emergence, dissemination and production of the samba since the beginning of the twentieth century. The aim is to investigate the history of samba from a context of social inequality and discrimination until its emergence as a symbol of national identity, considering the mediators in this process as well as the representation disputes and conflicts involved. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - samba | en |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | en |
dc.title | A narrativa cultural brasileira cantada pelo samba : entendendo a construção da identidade nacional a partir do samba em Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2014-06-02T23:15:07Z | - |
dc.date.available | 2014-06-02T23:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-02T23:15:07Z | - |
dc.date.submitted | 2013-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7602 | - |
dc.language.iso | Português | en |
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