Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeticiaCoelhoFelix.pdf303,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família e os filhos naturais no Brasil Colônia
Autor(es): Félix, Letícia Coelho
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Família
Demografia da família
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Jun-2014
Referência: FÉLIX, Letícia Coelho. Família e os filhos naturais no Brasil Colônia. 2013. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Como intuito de compreender a dinâmica familiar na sociedade colonial brasileira, esse estudo busca observar o modo como os que os filhos naturais são entendidos nessa sociedade. Para isso, é preciso compreender os modelos familiares desse período, assim como as relações entre as famílias da sociedade de Paty do Alferes na capitania do Rio de Janeiro. Através da demografia histórica e utilizando fontes primárias, mais especificamente registros de batismo da paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Alferes entre janeiro de 1771 e agosto 1795 o estudo foi desenvolvido, buscando conhecer a estrutura familiar brasileira desse momento. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o levantamento e leitura da historiografia referente ao assunto, juntamente com a leitura da fonte e o desenvolvimento de um banco de dados que possibilitasse o melhor aproveitamento das informações fornecidas pelos registros de batismos. Dessa forma, a análise foi feita através da quantificação e qualificação dos dados, assim como o cruzamento de informações. Nesse momento foi possível obter os primeiros resultados do estudo, apontando que sociedade de Paty do Alferes segue a mesma linha que a historiografia demonstra, onde os maiores índices de ilegitimidade se encontram nas camadas menos abastadas da sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons