Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SamanthaSobreiraCanovas.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A sutileza na construção da pintura no espaço
Autor(es): Canovas, Samantha Sobreira
Orientador(es): Orthof, Geraldo
Assunto: Pintura
Materiais de pintura
Espaço (Arte)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 31-Mai-2014
Referência: CANOVAS, Samantha Sobreira. A sutileza na construção da pintura no espaço. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho aqui apresentado se articula dentro da reflexão a respeito da questão espacial sobre a pintura. Essa pesquisa se refere ao espaço da pintura, como também à pintura no espaço, buscando questionar a função de um tecido sobre um chassi, ao pensar esses elementos não apenas como suporte de uma imagem, mas como a própria imagem. Na atual pesquisa, proponho reconfigurar tanto objeto (suporte) enquanto imagem quanto as condições de possibilidade da pintura (imagem) como objeto. Com esse objetivo evito a produção de uma imagem no sentido clássico, mimética, e confecciono um tipo de imagem que não deixe de apresentar traços de pictorialidade no resultado final. Ao pensar a pintura como metalinguagem, onde esta atua como uma reflexão sobre o seu próprio processo de produção, pretendo também problematizá-la diante da história dos materiais da pintura, assim como de sua própria história, enfatizando a definição do que constitui uma “tela” propriamente dita, lona ou linho (tecido) sobre chassi (estrutura de madeira).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons