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dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Gabryella Regina Ferreira de-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Gabryella Regina Ferreira de. De todas as cores ao verde e amarelo: torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade cultural. 2013. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2013.en
dc.description.abstractA proposta desta monografia é analisar torcidas organizadas de times de futebol brasileiros como instituições com estruturas político-administrativas bem definidas, realizando um estudo sobre os principais símbolos que constituem a identidade cultural desse grupo. O objetivo é refletir sobre a construção social deste fenômeno para além do discurso normativo da mídia, que relaciona as organizadas à violência e deixa de lado uma dimensão sócio-cultural que permeia esta forma organizativa. O presente trabalho também é uma forma de analisar as torcidas organizadas por meio da perspectiva da comunicação organizacional, considerando a maneira como essas instituições se comunicam com o público a partir de práticas e símbolos que estabelecem uma unidade para além dos meios de comunicação de massa. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the organized crowd of Brazilian soccer teams as institutions with political and administrative structures well defined, conducting a study on theirs main symbols that are part of a cultural identity. The aim is to reflect on the social construction of this phenomenon beyond the normative discourse of the media, which lists organized crowd to violence and left out a socio-cultural dimension that permeates this organizational form. This work is also a way to analyze the organized crowd from the perspective of organizational communication, considering the way these institutions communicate with the public from practices and symbols that build a unit beyond the means of mass communication.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFutebol - torcedoresen
dc.subject.keywordIdentidade culturalen
dc.subject.keywordComunicação eletrônicaen
dc.subject.keywordComunicação nas organizaçõesen
dc.titleDe todas as cores ao verde e amarelo : torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade culturalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-05-30T23:53:53Z-
dc.date.available2014-05-30T23:53:53Z-
dc.date.issued2014-05-30T23:53:53Z-
dc.date.submitted2013-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7588-
dc.language.isoPortuguêsen
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